Buscar

31/07/2020

Em reunião virtual da AM-Centro, prefeitos da região discutem medidas de prevenção à Covid-19


Autoridades decidiram, por unanimidade, manter o modelo de Distanciamento Controlado proposto pelo Governo do Estado

A Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) reuniu, por meio de videoconferência, na manhã desta sexta-feira (31), os chefes dos Executivos Municipais para discutir medidas de prevenção à Covid-19. Direto do Gabinete de Governança, em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom participou do encontro.

Um dos pontos centrais debatidos foi o modelo do Distanciamento Controlado, do Governo do Estado. A proposta feita pelo governador Eduardo Leite possibilita aos prefeitos decidirem se continuarão seguindo o modelo de Distanciamento Controlado ou se cada região fará o seu próprio modelo.

“A nossa região, neste momento, está com mais de 70% dos contaminados curados, sendo que o índice de óbitos, se comparado com outras regiões, é muito baixo”, disse o prefeito Jorge Pozzobom, indicando que as medidas de prevenção e combate à doença adotadas até agora têm trazido resultados positivos.

Os 32 prefeitos dos municípios da Região Central do Estado concordam que todas as medidas adotadas desde o início da pandemia foram acertadas. Elas visam garantir o cumprimento das medidas sanitárias de segurança e de distanciamento social. Entre as ações executadas, estão a restrição do funcionamento do comércio, o aumento da fiscalização e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

“O resultado: nossa região nunca saiu da bandeira laranja. Isso nos dá convicção de que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Jorge Pozzobon, sinalizando que, nos próximos 10 dias, haverá disponibilidade de mais 10 leitos no Hospital Regional para pessoas em tratamento da Covid-19.

No entendimento dos prefeitos, o Estado tem todo o amparo técnico-científico para orientar os Municípios. Tendo por base os impactos das medidas no Centro do Estado, não há razão para não manter as medidas de prevenção e precaução em vigor até agora.

Estando, atualmente, na bandeira laranja dentro da classificação de risco do Governo do Estado, Santa Maria, até quinta-feira (30), registrava 1.169 casos confirmados de Covid-19. Vinte e seis pessoas morreram em decorrência da doença. Há 2.762 casos suspeitos, com 2.639 descartados e 850 curados.

“Cabe à população respeitar as medidas de segurança para evitar que a doença se dissemine mais e, consequentemente, haja mais internações hospitalares e mortes”, concluiu o prefeito Jorge Pozzobom, prestando solidariedade às famílias das 26 pessoas que morreram em consequência da doença na cidade.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial