Notícias

24/07/2020

Prefeitura realizou 436 vistorias na última semana para prevenção contra a Covid-19


A maioria das notificações foi contra bares, distribuidoras de bebidas e pessoas consumindo bebida alcoólica em via pública

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Fiscalização Integrada, realizou 436 vistorias na última semana como esforço de prevenção contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O período avaliado dá conta do dia 17 de julho até a última quinta-feira (23). Do total de fiscalizações realizadas, 56 resultaram em notificações por descumprimento das medidas sanitárias e de isolamento social que buscam a segurança da população em meio à pandemia, com uma interdição.

A Fiscalização Municipal Integrada avalia que a semana começou atípica, com a elevação das temperaturas, sinalização de que aumentaria o movimento junto de estabelecimentos comerciais, principalmente durante a noite.

“Tivemos a impressão, ao longo da semana, de que a população queria aproveitar ao máximo, conta o superintendente de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Marcio Abbade Ohlveiler.

Frente a isso, a força-tarefa foi reforçada. O esforço é refletido em números. Na semana passada, houve 241 vistorias ao longo do mesmo número de dias considerados, quando, nesta semana, houve 436, um aumento de 195. Foram mais de 60 vistorias em academias e mais de 90 em salões de beleza. O objetivo era monitorar e orientar tanto o empreendedor quanto a população que usufrui desses serviços. 

As maiores dificuldades voltaram a ser as aglomerações de pessoas em vias públicas, principalmente junto a estabelecimentos comerciais, envolvendo jovens e o período da noite. A Fiscalização Municipal Integrada aponta que havia muitas pessoas nas ruas e avenidas da cidade. A situação se torna um problema maior quando os estabelecimentos comerciais desrespeitam o horário de funcionamento permitido, principalmente durante a noite, o que ainda ocorre com frequência, mas os casos têm diminuído. Dezenove pessoas foram notificadas por ingerir bebida alcoólica em via pública, 18 distribuidoras de bebidas foram notificadas por ter responsabilidade em aglomerar pessoas ou desrespeitar o horário de funcionamento, e o mesmo ocorreu contra 15 bares.

Um bar localizado no Centro de Santa Maria precisou ser interditado na quinta-feira (23). Após diversas notificações do Executivo Municipal e reiteradas desobediências por parte do estabelecimento, a solução encontrada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde para garantir a segurança da população foi a interdição.

“Diante da perspectiva do aumento significativo de casos da doença confirmados e da constatação do desrespeito das normas, vinculadas principalmente ao consumo de bebida e ao grande número de denúncias da população, estamos optando por penalidades mais duras, como a interdição feita ontem (quinta)”, explicou o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

A interdição que ocorreu é cautelar, ou seja, uma penalidade prevista pela legislação sanitária municipal com possibilidade de aplicação imediata, para casos em que a necessidade de cessar o risco à população é urgente.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu 679 denúncias nos últimos sete dias. Dessas, 517 eram relacionadas a aglomerações de pessoas.

“Cremos que, aos poucos, a população está começando a se policiar. Afinal, é para o seu próprio bem”, diz o superintendente Ohlveiler.

Até a tarde desta quinta-feira (23), estavam registrados, no Município, 1.043 casos confirmados de Covid-19. Vinte e quatro pessoas morreram em decorrência da doença. Há 6.088 casos suspeitos, com 2.558 descartados e 707 curados. Cabe à população respeitar as medidas de segurança para evitar que a doença se dissemine mais e, consequentemente, haja mais internações hospitalares e mortes.

Para denunciar

Os servidores foram preparados, têm domínio da legislação sanitária e dos decretos de isolamento social. Diariamente, estão nas ruas e avenidas da cidade realizando ações que buscam garantir a segurança da população por meio do cumprimento dos Decretos Executivos Municipais. Detalhes podem ser obtidos aqui

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial