Notícias

08/07/2020 08/07/2020 19h52m

Trânsito volta a ser bloqueado na Rua Riachuelo nesta quinta-feira (9) para a retomada das obras


Modificações no tráfego de veículos passam a valer a partir dessa data

ATUALIZAÇÃO: o texto abaixo foi atualizado no início da noite desta quarta-feira (8) porque mudanças no planejamento da empresa de engenharia responsável pela obra demandarão novas intervenções no trânsito nesta quinta.

Com a previsão de melhora do clima nesta quinta-feira (9), a execução dos serviços de recuperação do pavimento da Rua Riachuelo, no Centro de Santa Maria, terá continuidade nesse dia. Por essa razão, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trânsito voltará a sofrer bloqueios na Região Central da cidade.

São dois pontos de bloqueio ao longo do dia, entre 14h e 17h. A primeira quadra a ser bloqueada é a do trecho da Riachuelo que fica entre as ruas Pinheiro Machado e Tuiuti. Após, quando os serviços forem concluídos nessa quadra, o trânsito será liberado e avançarão para o trecho da Riachuelo que fica entre Tuiuti e Ângelo Uglione, momento em que será bloqueado o trânsito no cruzamento da Riachuelo com a Tuiuti (confira, mais abaixo, como ficará o tráfego de veículos).

De acordo com a empresa Brita Pinhal, vencedora da licitação para a realização dos serviços, os bloqueios são necessários porque será aplicada uma técnica de medição, com o uso de uma viga Benkelman, para identificar inconformidades na sub-base da pavimentação. Assim, possíveis defeitos serão reparados.

Quando esse serviço for concluído, o trânsito voltará ao normal na região da Rua Riachuelo até que novas intervenções sejam realizadas no local.

Trânsito modificado

O bloqueio é na Riachuelo, no trecho entre Pinheiro Machado e Tuiuti, em um primeiro momento, e, então, entreTuiuti e Ângelo Uglione. Assim, quem transita pela Rua Riachuelo, no sentido Bairro-Centro, durante o começo da tarde, não poderá seguir reto em direção à Rua Ângelo Uglione, mas terá que desviar à direita, ingressando na Rua Pinheiro Machado. No meio da tarde, poderá avançar até a Rua Tuiuti, via na qual terá de ingressar à esquerda.

Quanto às linhas de ônibus, todas que trafegam pela Rua Riachuelo passarão a ingressar à direita na Rua Pinheiro Machado, seguir pela Rua Benjamin Constant e, depois, Venâncio Aires, até a André Marques, momento em que voltarão ao itinerário normal. O ponto de ônibus na Rua Riachuelo, em frente à Receita Federal, será transferido para o ponto ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado na Rua André Marques.

Para que esse itinerário seja possível, o trânsito na Rua Venâncio Aires, entre a Rua Dr. Pantaleão e a Rua André Marques, terá sentido único Bairro-Centro. Motoristas que estiverem na Rua Venâncio Aires, no sentido Centro-Bairro, terão de dobrar à esquerda na Rua André Marques. Para que haja fluidez no tráfego de veículos e passagem de pedestres, o semáforo no cruzamento da Venâncio com a André Marques, que agora opera com dois tempos, passará a operar com três tempos. Quem transita pela Venâncio Aires no sentido Bairro-Centro terá que dobrar à direita na André Marques. Já quem está na André Marques não poderá dobrar à direita na Venâncio Aires.

Os serviços que serão executados na Rua Riachuelo ao longo de 60 dias

  • Obras de recapeamento no trecho entre as ruas Tuiuti e Ângelo Uglione (trecho 1)
  • Obras de recapeamento no trecho entre as ruas José Bonifácio e Tuiuti (trecho 2)
  • Ajustes de tampas e grelhas (para escoamento da água da chuva)
  • Finalização com capeamento nos trechos 1 e 2
  • Sinalização viária nos dois trechos

Quando novas alterações no tráfego de veículos forem necessárias, elas serão divulgadas. A Prefeitura de Santa Maria vai investir R$ 383.941,28 nas melhorias ao longo da Rua Riachuelo nessa terceira e última etapa da obra.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial