Inicial > Notícias > Iniciativa de testagem da Prefeitura detectou...

Notícias

19/06/2020 19/06/2020 22h09m

Iniciativa de testagem da Prefeitura detectou cinco pessoas com resultado positivo para coronavírus


Ao todo, compareceram 45 pessoas que sentiram sintomas de gripe. Casos foram notificados pela Vigilância em Saúde 

A ação piloto de testes rápidos para a detecção do coronavírus contou com a participação de 45 pessoas de diferentes idades. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a iniciativa nesta sexta-feira (19). Do total de pessoas que compareceu ao Centro de Referência Municipal da Covid-19, cinco testaram positivo para a Covid-19. Todos os agendados já sentiram sintomas de gripe e haviam sido notificados pela Vigilância em Saúde.

As pessoas que testaram positivo nesta iniciativa confirmaram que tiveram contato com o vírus. Porém, como o período de transmissão já passou e todas estão sem sintomas, não há necessidade de isolamento domiciliar. Esses resultados entrarão no Boletim Epidemiológico nos próximos dias, após atualização de todos os pacientes no sistema de dados. 

Conforme a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, a adesão das pessoas que foram agendadas foi boa (50 pessoas foram agendadas para o teste), e a iniciativa, que serviu de exemplo para uma nova ação nos próximos dias, foi bem positiva. A testagem foi realizada por quatro profissionais, cumprindo todos os protocolos de higiene e segurança.

A ação de testagem tem parceria da Prefeitura com profissionais do Departamento de Saúde Coletiva e da Residência Multiprofissional, além de integrantes do Observatório Saúde UFSM, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial