Notícias

09/06/2020

Prefeitura reúne-se novamente com gestores de complexos esportivos


Executivo Municipal trabalha na retomada gradual de estabelecimentos que foram fechados em meia à pandemia de Covid-19

A Prefeitura de Santa Maria tem trabalhado para garantir a segurança da população em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em um primeiro momento, os esforços do Executivo Municipal estavam voltados para a contenção do vírus. Após, foi possível buscar, também, leitos junto ao sistema de saúde caso fossem necessários. Por fim, e é o que está sendo feito agora, a retomada gradual da cadeia econômica da cidade. A exemplo do que vem ocorrendo desde o começo do combate à pandemia, a Prefeitura reuniu-se novamente, na segunda-feira (8), com representantes de complexos esportivos da cidade, como quadras e clubes.

As conversas vão subsidiar decretos municipais que trarão as regras que precisarão ser seguidas para que os espaços voltem a funcionar.

O último decreto municipal permitiu a retomada gradual de alguns estabelecimentos dedicados às atividades físicas, como as academias, desde que respeitada uma série de regras para impedir a disseminação do novo coronavírus. No entanto, quadras esportivas permanecem com os serviços restritos.

No entendimento dos representantes dos complexos esportivos, a restrição é acertada, pois, é difícil evitar o contato entre os atletas. O contato entre pessoas é uma das principais formas de disseminação do vírus. No entanto, acreditam ser possível tomar alguns cuidados para evitar a disseminação da doença a partir das atividades realizadas nas quadras.

Entre as alternativas apontadas, estão as seguintes: reduzir o número de horários para aluguéis de quadras, por exemplo, além de limitar o número de atletas, por vez, em campo. O mesmo cuidado ocorrerá nos vestiários, bem como disponibilização de itens de higiene, tal qual o álcool em gel. Outro ponto é a medição da temperatura corporal daqueles que vão participar das atividades físicas, além da obrigatoriedade de responder a um formulário que assegura que o atleta está em boas condições de saúde.

A Prefeitura vai avaliar as ideias. O Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 tem, entre seus integrantes, médicos que vão sinalizar, com base em estudos, o que é possível fazer e o que não é.

"Fizemos um relato da situação atual do Estado e reforçamos as explicações sobre o distanciamento social, que é muito importante em esportes coletivos. Nesse quesito, atendemos ao decreto do governo estadual no sentido de evitar a proliferação do coronavírus entre os participantes", disse o secretário Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Entre os presentes na reunião, estavam o prefeito Jorge Pozzobom, Rodrigo Rizzato, da Star Padel, Kaue Melo, do Clube Dores, Nilson Braccini, da Confraria del Padel, Felipe Anoni, da Squadra Padel, Mauro Giacomini, do Cerrito, Rodrigo Bernardi, da La Guerrilla, Robson Centurião, do Sport Show, e Mateus Beltrame, do Planeta Bola.

Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial