Inicial > Notícias > “Painel Santa Maria” é concluído e...

Notícias

18/05/2020 18/05/2020 16h31m

“Painel Santa Maria” é concluído e ficará, inicialmente, exposto no Museu de Arte de Santa Maria


Santa-marienses podem apreciar a obra por meio de fotos (abaixo)

Uma das intervenções artísticas e culturais do Viva Santa Maria 2020 foi concluída na última semana. O Painel Santa Maria foi construído de forma coletiva por oito artistas do Município. O resultado é uma arte incrível, que traz Santa Maria, e toda a sua diversidade cultural, como a grande homenageada. O trabalho foi feito para celebrar os 162 anos da cidade, e o painel, neste momento, ficará exposto no Museu de Arte de Santa Maria (Masm).

“Foi uma ação muito positiva, tanto que os próprios artistas falaram muito nisso. Num momento de isolamento, em que as pessoas se recolhem, esta ação dá visibilidade à arte e ao trabalho do artista”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.

A iniciativa começou na tarde de segunda-feira (11) e foi concluída na sexta (15). Cada um dos oito artistas pôde, a partir de suas visões e de suas especialidades, concretizar o painel (confira as fotos). Para seguir as diretrizes impostas durante a pandemia de coronavírus, cada um teve um turno para imprimir sua arte no painel.

“Minha contribuição para o painel é um fragmento de uma flâmula de 1958, realizada pelo Eduardo Trevisan em comemoração ao centenário de Santa Maria, junto a minha interpretação. Deste modo, minha homenagem vai para os moradores, o Trevisan, a história e a lenda da fundação da cidade, como Imembuí e Morotin”, destacou Antônio Júnior.

Assinam a obra os seguintes artistas: Lutieri Dalla Valle, Antônio Junior, Luciano Santos, Lygia Marques, Roberto Gerhardt, Susane Kochhann, Marilene Nunes e Liane Marques. O Viva Santa Maria 2020 é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria com promoção da Rádio Atlântida e Theatro Treze de Maio, e conta com apoio cultural das Farmácias São João, do Sindigêneros e da Ávato. O patrocínio é da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ronald Mendes/Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial