Inicial > Notícias > Prefeito recebeu presidente da Câmara de...

Notícias

06/05/2020 06/05/2020 13h35m

Prefeito recebeu presidente da Câmara de Vereadores para reunião nesta quarta-feira (6)


Entre os assuntos tratados, esteve a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus

O prefeito Jorge Pozzobom recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (6), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Adelar Vargas, mas conhecido como vereador Bolinha.

A reunião foi motivada pela necessidade de haver conversas sobre as medidas tomadas pelo Executivo Municipal até então, bem como do Legislativo, para avaliá-las e ouvir demandas das duas esferas de poder. As emendas gerais totalizam R$ 5.105.507,94 para o orçamento de 2020. E pontos foram esclarecidos sobre as emendas impositivas. Já em relação aos recursos que ainda não estavam empenhados, em torno de R$ 4,7 milhões foram ou estão sendo destinados para a saúde. Um dos assuntos predominantes do encontro foi a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

“Desde o começo dessa pandemia, temos tomado diversas decisões que buscam garantir a segurança da nossa população. Sabemos que é um momento difícil, e, para passar por ele, contamos com a compreensão e colaboração de toda a sociedade santa-mariense, principalmente da Câmara de Vereadores. O diálogo é muito importante para tomarmos decisões conjuntas com a sociedade. Reconheço e agradeço ao esforço feito pelo Parlamento nesse sentido”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

O presidente da Câmara de Vereadores disse entender que as medidas de distanciamento social são o caminho certo, no entanto, demonstrou preocupação com o desemprego.

“É um ano atípico, e precisamos ter calma”, disse o presidente do Legislativo.

Desde o começo da pandemia, a prefeitura tem se reunido com diferentes setores da sociedade para ouvir os principais problemas dos trabalhadores das diferentes categorias e de que forma eles poderiam ser amenizados. Recentemente, houve a retomada gradual da cadeia produtiva na cidade, com regras que foram estipuladas a partir dessas conversas, ou seja, determinando aquilo que era possível fazer, trazendo benefícios para os empreendimentos, mas, sem colocar em risco a população.

O chefe do Executivo enfatizou que a manutenção das medidas de distanciamento social é necessária, pois a aglomeração de pessoas é uma das formas em que o vírus se dissemina mais facilmente, razão pela qual há impacto em relação às aulas nas redes de ensino, bem como na prestação de serviços em toda a cidade.

O Observatório de Dados da Covid-19, criado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aponta que as medidas adotadas pela Prefeitura de Santa Maria até agora têm mostrado resultados positivos para a contenção da doença. Não houve registro de nenhuma morte, e a quantidade de casos confirmados é tolerável. No entanto, apontam os pesquisadores que integram o observatório, caso a manutenção das medidas não ocorra, há risco de escalada no número de casos, o que, eventualmente, sobrecarregaria os sistemas público e privado de saúde, colocando em risco a maior parte da população.

Também participaram da reunião, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e o secretário de Modernização e Gestão Administrativa, Marco Mascarenhas.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial