Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria publica licitação...

Notícias

06/05/2020 24/08/2020 15h25m

Prefeitura de Santa Maria publica licitação para obras de drenagem pluvial no Distrito Industrial


Serviços orçados em R$ 5,1 milhões vão resolver problemas de alagamentos na região

A Prefeitura de Santa Maria publicou, nesta quarta-feira (6), o edital de licitação para escolher a empresa que vai ficar responsável por executar os serviços de micro e macrodrenagem pluviais do Distrito Industrial, também chamado de Parque Industrial e Tecnológico, localizado na Região Oeste da cidade. O orçamento é de R$ 5.134.550,06, valor proveniente do Fundo Pró-Saneamento.

"Essa obra vai resolver um problema histórico de alagamento no Distrito Industrial, por isso, a importância desse investimento numa região que tem papel importante no desenvolvimento econômico da cidade. É mais uma obra que faremos com muita seriedade e responsabilidade", afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

O atual sistema de drenagem pluvial do Parque Industrial e Tecnológico não dá conta de escoar a maior parte da água da chuva em períodos com grandes precipitações. A situação se torna mais problemática quando, circundando a área do parque, demanda da rede atual a água acumulada nos Bairros Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, que afluem para o coletor natural que drena também os logradouros do Distrito Industrial.

"É uma infraestrutura que melhora a qualidade dos serviços locais. O aperfeiçoamento das vias vai permitir a melhor chegada de matéria-prima e saída de produtos das empresas que estão instaladas no local. Além disso, essas melhorias tornam mais atrativo para empresas que queiram se instalar lá. Estamos mais credenciados para entrar no radar de outros empreendimentos também", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Conforme o edital, o alvo dos serviços é o sistema viário do parque, formado pela Avenida Pedro Cézar Saccol, que é o eixo central principal, ao qual estão interligados os eixos secundários 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e Transversal Oeste 1, Leste 1 e Oeste 2. Os eixos 7, Transversal Oeste 1, Leste 1 e Oeste 2 ainda não foram implantados.

Com esses serviços, as bases das vias que compõem o Distrito Industrial serão reforçadas, resolvendo os problemas de alagamento. Isso possibilitará, futuramente, a pavimentação dessas vias, melhorando a trafegabilidade no local. Sem o serviço anterior, de drenagem, a pavimentação seria prejudicada, além de ter menor duração.

A data de abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços é 8 de junho, às 10h. O prazo para conclusão dos serviços é de 300 dias a contar da data de assinatura da ordem de serviço.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria (Arquivo)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial