Inicial > Notícias > Cinco respiradores e milhares de EPIs...

Notícias

17/04/2020 17/04/2020 21h20m

Cinco respiradores e milhares de EPIs são doados ao Hospital Regional de Santa Maria


Doação foi feita pelo Instituto Cultural Floresta e ajudará na agilidade de abertura de 40 leitos clínicos e 10 de UTI

A união de esforços das iniciativas pública e privada, junto aos governos do Estado e do Município, tem garantido a agilidade na abertura dos 40 leitos clínicos e, posteriormente, dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Santa Maria. Na tarde desta sexta-feira (17), uma carga de extrema importância chegou pelo Aeroporto Municipal e foi encaminhada à instituição de saúde. Nela, constavam cinco respiradores e milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como 10 mil máscaras e 100 protetores faciais. Neste sábado (18), chegarão mais 10 mil luvas.

A doação foi feita pelo Instituto Cultural Floresta (ICF), que fez uma campanha de doações para a compra dos materiais. O ICF é uma instituição sem fins lucrativo e é formado por empresários gaúchos, inclusive de Santa Maria, que contribuíram com valores para a compra.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, sabendo da importância da doação, foram até o Hospital Regional receber os materiais. Além de agradecer pela iniciativa do ICF e de outros parceiros, o chefe do Executivo lembrou que ações como essa estão agilizando a abertura dos leitos.

“Os esforços de diversas instituições e entidades têm nos ajudado neste processo de abertura dos leitos clínicos e intensivos no Hospital Regional. Essa é uma luta de todos nós que queremos e precisamos cuidar das pessoas, principalmente neste momento”, disse o prefeito Pozzobom

“Os equipamentos de proteção são essenciais para o cuidado com os profissionais da Saúde, e os respiradores são fundamentais para o tratamento da função respiratória das pessoas. Todas as doações são bem-vindas e irão ajudar muito no trabalho de combate ao coronavírus”, explicou o secretário Guilherme Ribas.

Até o fim do mês, conforme o Governo do Estado, serão abertos os leitos clínicos no Hospital Regional, que funcionarão como leitos de retaguarda para o tratamento da Covid-19.

De acordo com a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrícia Ennes, estão confirmados os 10 leitos de UTI no Hospital Regional. Apesar da chegada de outros cinco respiradores, está mantido o mesmo número, já que para a montagem de um leito de UTI é preciso uma série de equipamentos. Conforme ela, a chegada desses equipamentos garante ainda mais agilidade para a abertura dos leitos.

“Os EPIs e os respiradores vão colaborar para agilizar e antecipar o processo de abertura dos leitos clínicos e de UTI do hospital”, explicou a coordenadora.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial