Inicial > Notícias > Prefeitura reuniu-se com diferentes setores da...

Notícias

11/04/2020 13/04/2020 09h03m

Prefeitura reuniu-se com diferentes setores da sociedade para avaliar, ajustar e reforçar medidas


Reuniões ocorreram com representantes de academias, salões de beleza, barbearias e com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Santa Maria tem trabalhado em medidas de segurança e prevenção à Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Para dar prosseguimento às novas ações e ajustar, avaliar e reforçar as medidas de segurança, o Executivo Municipal realizou, neste sábado (11), no Gabinete de Governança, quatro reuniões com representantes de diferentes áreas do Município que foram afetadas com as restrições necessárias para a contenção da doença. A partir do diálogo e do entendimento de que as intervenções são necessárias para a proteção da saúde da população, o Governo Municipal tratou sobre os ajustes de medidas com representantes de igrejas, de academias, de salões de beleza e barbearias, bem como de novos protocolos para a retomada gradual do funcionamento dos locais, quando possível.

“Foi uma decisão muito difícil a de fechar os estabelecimentos. Muito. Agora, estamos voltando a conversar com os diferentes setores para ver qual a melhor forma de retomar a cadeia econômica na cidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

O decreto estadual permite, desde que seja cumprida uma série de regras, o funcionamento de estabelecimentos comerciais, dando aos municípios autonomia para deliberar quanto à melhor forma de isso ocorrer. Os municípios devem ficar responsáveis pela fiscalização. Santa Maria só vai autorizar a abertura gradual a partir da próxima quinta-feira (16), após definir que regras devem ser seguidas. Isso está sendo pensado de forma que a segurança da população esteja garantida.

“Não falharemos por omissão. Estamos trabalhando com responsabilidade para adotar medidas acertadas. Entendemos a importância do setor econômico e, por isso, estamos chamando para conversar com cada um. Queremos garantir a segurança da população e a viabilidade da retomada dos negócios”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk Brasil, enfatizou a necessidade de tomadas de decisão que sejam responsáveis.

"Esse esforço de dialogarmos com os representantes de diferentes tipos de empresas em Santa Maria servirá para criarmos regras que possibilitem a retomada com responsabilidade", afirmou.

Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria (OMESM)

A primeira reunião do dia foi a com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria (OMESM), que representa cerca de 60 mil evangélicos na cidade.

"Estamos prontos a atender ao que a Prefeitura nos orientar. Não temos a intenção de sermos contrários às medidas restritivas, pelo contrário. Estamos juntos e zelando pela segurança dos fiéis", disse o pastor Izidoro dos Santos.

Desde o Decreto Executivo nº 55, a Prefeitura proibiu o funcionamento de igrejas para impedir a aglomeração de pessoas, que é uma das principais formas de disseminação do coronavírus (os espaços estão abertos para receber público, mas não pode haver a realização de cultos, por exemplo). A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é pelo isolamento social, ou seja, que a população só saia de casa para o que for essencial, como ir ao supermercado. Agora, o Executivo Municipal discute medidas que possam viabilizar o funcionamento, de forma gradual, das igrejas.

Participaram da reunião os representantes da OMESM William Cazé, Mateus Poncatto, José Pedro Manam e Gilvane Acunha, bem como a ex-vereadora Lorena Santos.

Academias

A segunda reunião foi a com o setor de academias. Foram apresentadas sugestões para a retomada gradual das atividades, desde que garantidas as medidas de sanitização e distanciamento entre os usuários. Os atendimentos só poderão ocorrer com hora marcada e respeitando uma capacidade máxima, que ainda está por ser estabelecida.

"Nós fomos os primeiros a fechar, porque estávamos muito preocupados com a saúde dos alunos e dos nossos colaboradores. A Prefeitura está de parabéns por todas as medidas que tomou, e nós apoiamos. Agora, com responsabilidade, estamos dispostos a adotar medidas de adequação para que possamos retornar aos poucos", disse Letícia Jurgeatis, proprietária da Transformers Academia, representando 122 academias credenciadas pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Estiveram presentes na reunião o superintendente de Esportes e Lazer, Givago Ribeiro, bem como os proprietários Felipe Mann, da 255 Crossfit, Rodrigo Ferigolo, da UP Fitness, Ricardo Kunz, da Extreme Academia, Filipe Cesar, da Transformers Academia, Patricia Cardoso, da Keepfit Academia, e Francisco Maschio, da Fit Academias.

Salões de beleza

A terceira reunião ocorreu com o setor de salões de beleza em Santa Maria. Há cerca de 6 mil profissionais da área na cidade atualmente, segundo Lucimar Casagrande, do salão Lucimar Cabeleireiros.

“Apoiamos as decisões tomadas pela Prefeitura e estamos prevendo uma série de medidas para garantir a segurança dos nossos clientes, tais como operar somente com horário marcado, com tempo mínimo entre os atendimentos para que não haja aglomerações de pessoas, necessidade do uso de máscaras, luvas, higienização dos utensílios, entre outras medidas. Muitas delas já colocávamos em prática habitualmente, e serão reforçadas”, garantiu Casagrande.

A Prefeitura de Santa Maria receberá sugestões até o início desta semana. Elas vão orientar o Executivo Municipal na elaboração dos decretos que vão estipular as regras que precisam ser seguidas.

Estiveram presentes na reunião Izoni Kehl, da Mario Cabeleireiro, Débora Guimarães, da Habituee, e Valmir Kessler Paz.

Barbearias

A última reunião ocorreu com o setor de barbearias, que se posicionou de maneira semelhante à de salões de beleza.

“Apoiamos a fiscalização da Prefeitura. Temos pessoas próximas que são grupo de risco, e já tomávamos todos os cuidados necessários para garantir a segurança dos nossos clientes. Agora, vamos reforçar esses cuidados”, afirmou Vinícius Brasil, da Gasoline B.S.

Estiveram presentes, também, Cesar Mariano, da Julio’s Barbearia, Telmo Gindri, da Tenesse Barbearia, e Yuri Oamilo, da Casa Nostra Barbearia.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial