Inicial > Notícias > Casos de dengue contraídos em Santa...

Notícias

09/04/2020

Casos de dengue contraídos em Santa Maria chegam a 18 confirmações em 4 bairros do Município


Agentes de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental do Município realizam ações de bloqueio vetorial

A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde do Município, confirma 20 casos de dengue em Santa Maria. Desses, 18 são autóctones (contraídos no Município onde a pessoa vive) e dois são importados (confira abaixo). Até o começo da manhã desta quinta-feira (9), todos os pacientes apresentavam sintomas leves da doença e são monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência. Além disso, há 18 casos suspeitos de infecção pelo mosquito Aedes aegypti.

Os números preocupam a Prefeitura e devem servir de alerta para a população. Santa Maria é considerada como Município infestado desde 2013. Porém, os poucos casos registrados até então eram importados, ou seja, vindos de fora da cidade. Agora, o que diferencia é que os casos são autóctones, isto é, com registro de contaminação dentro do próprio Município. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

“Sabíamos que era questão de tempo para que esses casos autóctones chegassem em Santa Maria. Por isso, é que o trabalho de combate ao mosquito da dengue é contínuo. Mas, de nada adianta as aplicações ou reaplicações de inseticidas se a população não ajudar. Assim como o trabalho do Poder Público não para, as limpezas nos pátios das residências também não podem parar”, explica o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb.

Uma força-tarefa já vem sendo realizada. Desde a semana passada, foram reforçadas as ações de aplicação de inseticida nas regiões com mais registros de focos de mosquito da dengue. Nesta quarta-feira (8), a Vigilância Ambiental da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) realizou a segunda aplicação de inseticida em 40 quadras do Bairro Nova Santa Marta. Na terça-feira (7), 11 quarteirões no Bairro Rosário também receberam aplicação de inseticida. O objetivo é realizar o bloqueio de transmissão viral, uma vez que foi ampliada a área em relação à primeira aplicação. O intervalo entre as ações foi de quatro dias. As aplicações também ocorreram nos bairros Camobi e Rosário.

Além da população realizar a limpeza dos locais de convívio, mantendo piscinas tratadas o ano inteiro, guardando garrafas vazias viradas para baixo e pneus sob abrigo para não acumular água parada, podem ser feitas denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue exclusivamente pelo site da Ouvidoria. Confira, abaixo, alguns cuidados para evitar a proliferação.

Casos autóctones
- Nova Santa Marta: 15
- Camobi: 1
- Rosário: 1
- Tancredo Neves: 1

Casos importados
- Camobi: 1, de Guaíra (PR)
- Medianeira: 1, de Bonito (MS)

Evite o mosquito da dengue:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial