Inicial > Notícias > Campanha de Vacinação para idosos e...

Notícias

03/04/2020 03/04/2020 14h35m

Campanha de Vacinação para idosos e profissionais da saúde seguirá neste fim de semana em distritos


Doses destinadas para o drive-thru da Avenida Medianeira e para unidades de saúde terminaram no começo da tarde desta sexta-feira (3)

Idosos e profissionais da saúde tiveram a retomada da vacinação contra a gripe nesta sexta-feira (3), em Santa Maria. As ações de imunização envolveram drive-thru no Parque da Medianeira e aplicação de doses de forma convencional em 6 unidades de saúde. As doses enviadas a esses locais terminaram por volta das 13h30min desta sexta. A previsão é que a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) envie nova remessa na próxima semana.  

Neste fim de semana, será a vez de moradores de distritos. A Unidade Móvel de Saúde do Município estará neste sábado (4), das 9h às 12h, na subprefeitura do distrito de Palma. Já no domingo (5), no mesmo horário, a Unidade Móvel estará no salão ao lado da igreja da localidade de Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora. Ao todo, estarão disponíveis 1,2 mil doses, contemplando os idosos que têm dificuldade de acessar o serviço de saúde. O restante das doses será destinado à vacinação de idosos acamados, conforme levantamento feito pelas unidades de saúde do Município.

Ao todo, 2,6 mil doses foram disponibilizadas para o sistema drive-thru, montado no pátio da Basílica da Medianeira, que terminaram no começo da tarde desta sexta-feira. Com apoio da Guarda Municipal, do Exército e da Cruz Vermelha, os 30 profissionais atuaram com capacidade de atender até 12 carros ao mesmo tempo, agilizando a grande fila que se formou. O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, acompanharam todo o trabalho. 

“A experiência do primeiro drive-thru nos possibilitou uma maior organização desta vez. A média de espera das pessoas nos veículos foi de cerca de uma hora. Na primeira ação, foi de três horas. Hoje, contamos com apoio de instituições de ensino, como a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), e os servidores da odontologia, que vieram somar esforços neste momento de segurança para a população”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.

Ainda, a vacinação ocorreu nas unidades Kennedy, Ruben Noal, Wilson Paulo Noal, Centro Social Urbano Policlínica Central José Erasmo Crossetti e Floriano Rocha. Para cada um desses locais, foram destinadas 640 doses, com exceção do Crossetti, que recebeu 800 doses. Até o fim da manhã desta sexta-feira, o estoque já havia zerado nessas unidades.

Para as Instituições de Longa Permanência para Idosos, estão sendo destinadas 1,5 mil doses, atendendo pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde que atuam nesses locais. Hospitais e serviços de saúde que estão diretamente no enfrentamento ao coronavírus e que, por isso, têm profissionais constantemente expostos e que ainda não foram imunizados, também receberam vacinas. 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial