Notícias

23/03/2020 23/03/2020 11h43m

Campanha de Vacinação contra Influenza começa em Santa Maria com estrutura ampliada e restrições


Tendas do Exército foram montadas em oito unidades. As demais UBSs e ESFs atendem com controle de fluxo de pessoas

Em função da pandemia de coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação 2020 foi antecipada, começando nesta segunda-feira (23). Em Santa Maria, no começo da manhã, as filas ainda eram tímidas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Zona Leste da cidade. No entanto, reforça-se a importância de idosos e trabalhadores da saúde, neste momento, buscarem a imunização contra a gripe. Destaca-se, também, que em oito postos de saúde o Exército montou tendas para receber o público que vai se vacinar. Clique aqui e confira onde se vacinar.

Para verificar os fluxos e prestar auxílio às equipes, o prefeito Jorge Pozzobom e o secretário Municipal de Saúde, Guilherme Ribas, percorreram algumas unidades para agradecer e apoiar os servidores e atender a população, que, em filas espaçadas, aguardavam sua vez para receber a vacina.

“Preparamos uma grande mobilização para atender a população de forma segura, além de proteger os servidores da Saúde. Pedimos para que mantenham a distância uns dos outros e aguardem as orientações dos imunizadores”, explicou o prefeito Jorge Pozzobom.

Na UBS São José, no bairro de mesmo nome, uma tenda do Exército foi montada na igreja em frente ao posto. Na UBS São Francisco e na Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, as filas eram pequenas, mas com controle de fluxo de pessoas no interior das unidades.

Nas unidades, a população agradeceu pelas iniciativas tomadas pelo Poder Público, tanto em relação às tendas montadas, diminuindo a aglomeração das pessoas, quanto às demais medidas relacionadas ao COVID-19, por meio de decretos de restrições de serviços não essenciais.

PARCERIA COM O EXÉRCITO

Para evitar a concentração de pessoas, oito unidades estão abertas com tendas do Exército, onde serão feitas as vacinas contra a Influenza. As tendas ficarão localizadas em frente ou ao lado das unidades, em ambientes ao ar livre. São elas: Wilson Paulo Noal (Camobi), São José, Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi), Centro Social Urbano (Vila Oliveira), Waldir Mozzaquatro (Vila Schirmer), Kennedy (Bairro Salgado Filho), Joy Betts (Bairro Perpétuo Socorro), Floriano Rocha (Cohab Santa Marta) e Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves.

NÚMERO DE DOSES

Santa Maria recebeu 17.650 doses do Estado, que deverão ser repostas conforme a necessidade. Por isso, reforça-se o pedido para não haver grandes filas. A meta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é vacinar 90% dos grupos prioritários.

IMPACTOS

A vacina contra a Influenza não previne contra o novo vírus COVID-19. No entanto, a dose minimiza o impacto sobre os serviços de saúde. Os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus, e essa antecipação da Campanha Nacional visa reduzir a carga da circulação de Influenza na população.

PÚBLICO-ALVO

A partir de 16 de abril, um novo grupo a ser imunizado é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial