Inicial > Notícias > Emissão online de carnês do IPTU...

Notícias

13/12/2019 16/12/2019 08h33m

Emissão online de carnês do IPTU 2020 estará disponível aos contribuintes a partir de segunda


Atendimento ao público passa por reformulação a fim de facilitar o pagamento

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Finanças, disponibiliza os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 de forma online a partir desta segunda-feira (16). Os contribuintes poderão acessá-los no site da Prefeitura ou de forma presencial, na sede do Centro Administrativo (confira abaixo). Já os carnês impressos começarão a chegar nas residências a partir da próxima semana. Com a guia em mãos, o pagamento já poderá ser feito. O vencimento da Cota Única do IPTU de 2020 será em 20 de janeiro. Na mesma data, vence a primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado.

Para primar pelo bom atendimento ao contribuinte, a Prefeitura investe na reformulação do 1º andar da sede do Centro Administrativo. Os guichês para pagamento de impostos e outros encargos passarão a ser identificados por diferentes cores. 

“Trata-se de oferecer um melhor acolhimento ao contribuinte e de valorizar o servidor por meio de um novo fluxo que estamos oferecendo. Isso garante um pertencimento à população, que já tem uma grande preocupação em colocar as finanças em dia, e que se consiga trabalhar em conjunto”, explica o secretário de Finanças, Mateus Frozza.  

Os contribuintes que optarem pela emissão de guia impressa podem solicitar o documento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, na sede do Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2.277, no 1º andar). O não pagamento acarreta na inscrição do contribuinte em Dívida Ativa e, após, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Menos reajuste

A variação atribuída para atualização do exercício de 2020 do IPTU é de 2,54%, conforme o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de novembro de 2018 a outubro de 2019. O reajuste é o menor dos últimos três anos. Os contribuintes que optarem pelo pagamento do imposto em cota única terão desconto por antecipação de 5%. Também são disponibilizados bônus de adimplência de até 15%, de acordo com a forma de pagamentos nos dois últimos anos.

IPTU de 2020
- A partir desta segunda-feira, 16 de dezembro: possibilidade de emissão da guia de forma online, no site da Prefeitura, no link Serviços Online. A impressão pode ser feita na casa do contribuinte ou na sede do Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2.277, no 1º andar, nos guichês identificados), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h
- A partir da próxima semana: envio das guias físicas às residências dos contribuintes
- 20 de janeiro de 2020: data de vencimento da Cota Única e da primeira parcela, para quem optou por pagamento parcelado
- 10 de fevereiro de 2020: data de vencimento da segunda parcela

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial