Inicial > Notícias > Prefeitura assina convênio pioneiro no Brasil...

Notícias

22/11/2019 22/11/2019 16h59m

Prefeitura assina convênio pioneiro no Brasil com UFSM e Ala 4 para estudos ambientais


Duas áreas do Município serão beneficiadas com projetos de fauna e de flora

Uma iniciativa pioneira no país vai possibilitar a preservação da fauna e da flora em duas áreas do Município garantindo segurança à população e evitando a degradação do meio ambiente. Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura assinou um termo de cooperação com a UFSM e com a Ala 4 para a realização de estudos ambientais nas áreas do Aeroporto Municipal e do Distrito Industrial. 

“A união dessas três instituições reforça no nosso compromisso com o bem-estar da população. É um trabalho que já vem sendo construído há tempos e que terá continuidade. A iniciativa vem ao encontro da reforma e da ampliação do Aeroporto Municipal e do tratamento de esgoto do Distrito Industrial, ações que já estamos viabilizando”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, presente no ato.

A formalização do convênio ocorreu no gabinete do reitor da UFSM, Paulo Burmann, presente no ato, acompanhado do vice-reitor Luciano Schuch, e do comandante da Ala 4, coronel Elison Montagner. Conforme o termo, técnicos, professores e acadêmicos da UFSM serão responsáveis, durante cinco anos, pela elaboração de planos de manejo da fauna e da flora das duas áreas. Com isso, será possível identificar, por exemplo, ninhos de animais ou a real necessidade de supressão de árvores, livrando as pistas de pouso e de decolagem de obstáculos ou mesmo atuando para prevenir possíveis degradações ambientais. Uma das consequências diretas é a garantia da segurança das pessoas que utilizam os serviços aéreos ou que atuam nos empreendimentos do Distrito Industrial.

A assinatura do termo de cooperação também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e do secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. Estavam presentes, ainda, o gerente de Segurança Operacional do Aeroporto, Aleques Martins, e representantes da UFSM e da Ala 4.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial