Notícias

06/11/2019 06/11/2019 17h35m

Prefeitura e Hospital de Caridade celebram Termo de Doação para viabilizar novas capelas mortuárias


Investimentos serão feitos pela Prefeitura, pelo Hospital e pela construtora De Marco Incorporações Imobiliárias

Em mais um passo dado para resolver um problema histórico e crônico no Município, a Prefeitura de Santa Maria e o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo assinaram, na manhã desta quarta-feira (6), um Termo de parte de Doação das novas capelas mortuárias que serão construídas aos fundos do Cemitério Ecumênico Municipal. Em uma atitude inovadora, o Poder Público resolverá a questão de mobilidade urbana na localidade, em decorrência dos cortejos fúnebres que passam por vias movimentadas da cidade, e garantirá dignidade às pessoas, já que a atual estrutura é pouco moderna.

Com o documento assinado entre o prefeito Jorge Pozzobom, o provedor do hospital, Pio Trevisan, a procuradora-geral do Município, Rossana Boeira, e demais membros da Provedoria, será possível operacionalizar e dar andamento à construção da estrutura, desativando as capelas do Hospital de Caridade (Rua Floriano Peixoto).

“Estamos enfrentando esse problema e garantindo uma solução. E, mais do que isso, vamos garantir dignidade às pessoas e melhorar o trânsito na região. Esse dia vai ficar marcado na história de Santa Maria”, ressaltou o prefeito.

Para que seja executado esse ambicioso projeto, a Prefeitura de Santa Maria garantiu parcerias e realizou intervenções necessárias. Além da construção de cinco capelas pelo Hospital de Caridade, serão investidos valores em infraestrutura por parte da construtora De Marco Incorporações Imobiliárias – como medida de compensações financeiras, a favor do Município, pelo empreendimento que a empresa construirá em Camobi. Uma alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, realizada em 2018, permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. O Poder Executivo também investe em terraplanagem do terreno e na pavimentação da Rua Samuel Kruschim.

“Com o espaço ocupado hoje pelas capelas, vamos ampliar o Hospital de Caridade, trazer novos equipamentos e investimentos. Então, o compromisso que o hospital assumiu vai ser cumprido”, afirmou o provedor do Caridade.

Conforme o provedor Pio Trevisan, após os últimos detalhes serem ajustados e finalizados, a construção das novas capelas pode ser concluída em cerca de seis ou sete meses após o começo das obras.

NOVAS CAPELAS

O novo complexo de capelas que será construído contará, em um primeiro momento, com cinco Salas Velatórias (com previsão de expansão para até 10) de diferentes padrões; áreas ligadas às salas velatórias, como hall social, espaço para cafeteria e depósito de mantimentos; Área Administrativa, com recepção, salas de atendimentos fechadas, sala de reuniões, sanitários e espaço para floricultura; Área de Apoio e Serviços, com sala para preparação dos corpos, depósito para materiais de limpeza, sala de funcionários e guarita; entre outras estruturas, como estacionamento para carros e área de jardins externos.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial