Inicial > Notícias > Equipes da prefeitura vistoriam locais atingidos...

Notícias

05/11/2019 05/11/2019 16h59m

Equipes da prefeitura vistoriam locais atingidos por temporal em Santa Maria


Levantamento de dados vai subsidiar ações para solução de problemas

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Rural e da Defesa Civil, vistoriou, nesta terça-feira, diversos locais atingidos pela chuva dos últimos dias nesta terça-feira (5). A intenção das pastas é levantar dados que subsidiem planos para resolver os problemas causados pela chuvarada.

As estradas do Interior precisam de intervenções emergenciais de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto. A prioridade é restabelecer a trafegabilidade, pois pontes e bueiros sofreram dados, deixando moradores de regiões mais afastadas isolados.

“Por essa razão, foi realizada uma reunião com o prefeito Jorge Pozzobom e com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo. Tentamos buscar uma forma, mesmo que temporária, de solucionar o problema de trafegabilidade. A situação se torna ainda mais difícil porque há previsão de mais chuva para o final da semana, e não vamos conseguir fazer nenhuma obra se o tempo não firmar. Por conta disso, é necessária a ajuda da Defesa Civil”, disse Menna Barreto.

O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, junto de sua equipe, esteve, durante a manhã, na Estrada do Campestre do Divino, no Distrito de Santo Antão, e no Rincão dos Flores, no Distrito de São Valentim. Durante a tarde, foram visitados o Arroio Lobato, no Distrito de Arroio Grande, e a Linha Sete, no Distrito de Palma. Todos esses locais tinham problemas.

“Precisamos de tempo bom para poder trabalhar. As estradas são de chão batido, então, a chuva prejudica, e muito, o tráfego de veículos. Essas vias são usadas para o transporte de produtos da agricultura e da pecuária, então, é mais um motivo que reforça a necessidade de estarem em boas condições. Estamos trabalhando para ver a melhor forma de resolver esse problema”, disse o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo.

Nesta quarta-feira (6), se não chover, frentes de trabalho das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e Desenvolvimento Rural estarão em Arroio Lobato para realizar o conserto de pontes.

Deslizamentos

A Defesa Civil também voltou, nesta terça-feira, a locais que sofreram danos devido a deslizamentos. São eles:

  • Rua Marconi Mussoi, no Bairro Km 3
  • Rua Guaraci Schmidt, no Bairro Campestre do Menino Deus
  • Travessa Espíndola, no Bairro Campestre do Menino Deus
  • Vila Pôr do Sol, no Bairro Nova Santa Marta
  • Rua dos Carpinteiros, no Bairro Nova Santa Marta

Moradores receberam lonas para cobrir imóveis que sofreram deslizamentos.

Passo do Verde é monitorado

O nível do Rio Vacacaí, no Balneário Passo do Verde, no Distrito de Passo do Verde, tende a baixar mais segundo o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos. Famílias começaram, entre domingo e segunda, a voltar para as suas casas.

Conforme a Defesa Civil, o local segue sendo monitorado, pois há previsão de mais chuva durante o final da semana.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial