Inicial > Notícias > Grupo de jovens da ESF Bela...

Notícias

01/11/2019

Grupo de jovens da ESF Bela União faz pintura no Lar das Vovozinhas em campanha da Tintas Coral


Prefeitura realiza atividades que trabalham com a promoção da saúde e de questões sociais de adolescentes

As mais de 160 idosas que vivem no Lar das Vovozinhas terão um espaço com muito mais cor e desenhos diferentes. Jovens que fazem parte do grupo União e Arte, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Bela União, estão revitalizando parte da sede do abrigo. A iniciativa faz parte da campanha de celebração dos 10 anos do Tudo de Cor, da Tintas Coral, em que o Lar foi vencedor para a execução do projeto. Um dos pedidos da empresa é para que a pintura tivesse envolvimento da comunidade.

“Usamos a grafitagem para despertar o interesse dos jovens a participarem do grupo. Com eles, realizamos trabalhos de prevenção à saúde, abordando temas como violência, drogas, automutilação e depressão. É um refúgio para fazer com que eles conversem sobre os problemas que têm com pessoas especializadas”, explica o agente comunitário de saúde Matheus Marafiga, que atua no grupo.

Os jovens começaram o trabalho na manhã desta sexta-feira (1º), com supervisão do Elizandro Farias, que é oficineiro de grafite. Serão revitalizadas paredes internas, um coreto e uma área externa, em frente à instituição. As pinturas ocorrerão às quartas e sextas-feiras, garantindo um ambiente mais harmônico para as idosas e funcionários.

“Com o grafite, repassamos ensinamentos de trabalho em equipe, a ter pensamento coletivo e planejamento das ações. É um trabalho prazeroso e que fomos recompensados com essa parceria com a Tintas Coral e o Lar das Vovozinhas para proporcionar mais alegria para todos”, afirma Elizandro, que também ministra oficinas no CRAS Norte por meio do Senac.

Desde julho deste ano, o grupo União e Arte, da ESF Bela União, reúne cerca de 10 jovens, com idades entre 12 e 21 anos, moradores do bairro Caturrita, na Região Norte de Santa Maria. Os participantes já revitalizaram as paredes internas da ESF, trabalhando a parte de humanização do local.  

Além das tintas e materiais para a grafitagem de áreas externas e internas do Lar das Vovozinhas, como premiação da campanha Tudo de Cor, a Tintas Coral está proporcionando a revitalização de todo o abrigo das idosas. A intenção é que todo o trabalho seja entregue durante uma grande festa prevista para o próximo dia 23, no Lar.  

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial