Notícias

16/10/2019

Sábado (19) será Dia D de vacinação contra o sarampo nas salas de vacinas das UBSs de Santa Maria


Doses são direcionadas para crianças de seis meses a menores de 5 anos

As salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas neste sábado (19), para a atualização gratuita da Caderneta com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no país. As exceções são as UBSs Joy Betts e Rubem Noal, que passam por reformas. Todos os demais locais estarão abertos das 8h às 17h. A ênfase será para aplicação da dose em crianças de seis meses a menores de 5 anos. Porém, pessoas com até 29 anos, que fazem parte da segunda etapa de vacinação, também poderão atualizar a caderneta (confira abaixo).

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo reforça a atualização da caderneta de vacina, ocorrendo em duas etapas, nos meses de outubro e novembro. Até o próximo dia 25, os pais de crianças de seis meses a menores de 5 anos devem levar os pequenos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para a verificação da caderneta. Caso a criança ainda não tenha se imunizada, receberá a dose.  

Esses dois públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. 

Calendário

Para crianças de seis meses a menores de 5 anos
- Até 25 de outubro 
Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
- Neste sábado (19)
Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Para pessoas de 20 a 29 anos
- De 18 a 30 de novembro
Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
- 30 de novembro
Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: Arquivo/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial