Notícias

16/10/2019 16/10/2019 13h57m

Chuva provoca alagamentos, destelha escolas e prejudica trânsito em Santa Maria nesta quarta (16)


Em duas horas, choveu 80mm na cidade

A chuva que atinge Santa Maria desde a madrugada desta quarta-feira (16) causou transtornos no trânsito, provocou alagamentos e destelhou imóveis.

De acordo com a Defesa Civil, das 5h às 7h, choveu 80mm. Nas últimas 24 horas, foram 136mm. Os bairros onde mais choveu foram: Patronato (136mm), João Goulart (110mm) e Camobi (87mm). Isso fez com que moradores de diferentes bairros da cidade buscassem o apoio Municipal para amenizar os transtornos causados por alagamentos.

Alagamentos, destelhamentos e buracos

O superintendente de Defesa Civil, Adão Lemos, relata que, até por volta das 8h30min desta quarta, os casos mais graves tinham sido registrados na Rua Luiz Castagna e na região da Estação dos Ventos, no Bairro Presidente João Goulart. Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana estão mobilizadas para prestar apoio aos santa-marienses. Conforme os fiscais do Município, o leito do Rio Vacacaí não se encontra acima do nível normal.

Foram registrados alagamentos, também, na Rua Praia das Areias Brancas, no Bairro Salgado Filho, e na Rua Leonardo Pascotini, no Bairro Juscelino Kubitschek. Ainda, no Bairro Juscelino Kubitschek 15 famílias foram atingidas por alagamentos, mas nenhuma ficou desalojada.

Três escolas sofreram danos por conta da chuva. A Nossa Senhora da Providência, no Bairro Passo D’areia, amanheceu alagada, bem como a Escola Vila Vitória, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Já a Escola Montanha Russa, no Bairro Campestre Menino Deus, foi parcialmente destelhada.

Ainda, um muro, na Rua Vale Machado, entre as ruas Serafim Valandro e Duque de Caxias, cedeu.

No trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), pede atenção aos motoristas que transitarem pela Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, pela Rua Tuiuti, entre as ruas Professor Braga e Floriano Peixoto, e entre as ruas do Acampamento e Riachuelo, no Centro, bem como pela Appel, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O asfalto cedeu e carros caíram em buracos. O resgate precisou ser feito por guinchos. A responsabilidade pelo conserto é da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Além disso, há pontos de alagamento sobre a via pública exigindo dupla precaução por parte dos motoristas. Na Hélvio Basso, no Bairro Uglione, é onde existe a situação mais crítica.

Um caso de semáforo danificado foi registrado na manhã desta quarta: na Avenida Ângelo Bolson, esquina com a Avenida Presidente Vargas. Ele está completamente apagado.

Na Rua Heitor Campos, no Bairro Nossa Senhora Medianeira, uma árvore caiu sobre a pista de rolamento. Situação semelhante foi registrada na Rua Silva Jardim quase esquina com a Rua Serafim Valandro, no Centro.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial