Buscar

08/10/2019 08/10/2019 21h50m

Com apoio da Prefeitura, 2ª Semana da Conscientização da Dislexia reúne profissionais até dia 10


Atividades, no Colégio Manoel Ribas, discutirão o distúrbio em diferentes idades

O enfrentamento do distúrbio da infância à idade adulta é o tema da 2ª Semana da Conscientização da Dislexia, que teve a abertura na noite desta terça-feira (8), no Salão de Atos do Colégio Estadual Manoel Ribas. As atividades, que seguem até esta quinta-feira (10), têm apoio da Prefeitura, por meio do Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem), que integra a Secretaria de Educação, da Câmara de Vereadores, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e da UFSM.

A dislexia é um transtorno de leitura que compromete em maior ou menor grau a escrita e a compreensão leitora. Conforme a coordenadora do Praem, Juliane Riboli, o profissional psicopedagogo que atua no Programa já realizou visita em 40 escolas de Santa Maria. Dessas, 37 contam com alunos diagnosticados com dislexia, totalizando 66 estudantes que são atendidos pelo Programa. O profissional segue realizando visitas a fim de realizar avaliações, dar evolutivas, orientar professores e monitorar o trabalho.

Para a secretária de Educação, Lúcia Madruga, as atividades mostram o movimento que o sistema educacional local faz a partir do envolvimento de diferentes instituições. “A partir da organização destas discussões, percebemos o grau de importância que estamos dando para que nenhum estudante abandone a escola por problemas de aprendizado. Desta forma, também podemos visualizar o crescimento dos profissionais da educação que atuam nesse processo de aprendizagem”, reforça a secretária, que acompanhou a iniciativa junto do secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas.

A abertura das atividades também contou com os vereadores Luci Duartes e João Ricardo Vargas, que é autor da lei que institui o Dia da Conscientização da Dislexia, celebrado em 10 de outubro, e da inclusão da data no calendário oficial do Município.

A primeira palestra da 2ª Semana da Conscientização da Dislexia foi sobre a dislexia em pessoas que estão na Educação Superior. A doutora em Educação, Ciariane do Nascimento Freitas, falou sobre “Os desafios e estratégias utilizadas para aprender”. A atividade teve continuidade com depoimentos de adultos que convivem com o distúrbio e com intervenções pedagógicas que ocorrem na UFSM. 

Aa atividades seguirão nesta quarta-feira (9), às 19h, também no Colégio Manoel Ribas, com uma mesa redonda sobre “Avaliação em dislexia”, com os neuropediatras Luciano Hartmann e Ana Lígia Silveira, o neuropsicólogo Fabrício Dutra e a psicopedagoga Katiusce Tambara. Já na quinta-feira (10), às 19h, no mesmo local, haverá uma conversa entre profissionais do Praem e estagiários do curso de Educação Especial da UFSM. 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

         

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2019, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial