Notícias

01/10/2019

Trechos do Parque dos Morros e de área pública no Bairro Chácara das Flores são consumidos pelo fogo


Ocorrências foram atendidas e controladas por representantes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros

Servidores da Prefeitura de Santa Maria atuaram para conter ocorrências de fogo durante esta terça-feira (1º) em dois locais de Santa Maria. Um fogo de grandes proporções atingiu o Parque Natural Municipal dos Morros. A ocorrência foi registrada por volta das 9h30min. A estimativa é de que cerca de quatro hectares nas proximidades do mirante principal tenham sido consumidos.

A fumaça foi avistada por outro servidor da Prefeitura, que notificou um dos coordenadores do Parque, Adrione Gucciardo, que estava no local, mas em outra extremidade. Para conter as chamas, controladas cerca de quatro horas depois, foram usadas bombonas de água que estavam nos veículos do Município usados para subir o Parque. 

Conforme Gucciardo, próximo ao mirante, foram encontradas bitucas de cigarro, fósforos e alimentos. A suspeita é de que as chamas tenham se alastrado com mais intensidade em função das fortes rajadas de vento. Nenhuma pessoa foi encontrada nas proximidades do Parque. A Guarda Municipal foi acionada, e será registrado um boletim de ocorrência.

A entrada no Parque Natural Municipal dos Morros é feita mediante autorização fornecida no site da Prefeitura. Os veículos também têm de ser identificados. É proibido que pessoas entrem desacompanhadas por representantes do Município justamente para evitar ocorrências. O fogo em campo registrado na manhã desta terça-feira é o terceiro de grandes proporções neste ano no local.

Ruas bloqueadas e escola evacuada

Representantes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros trabalharam desde ss 14h desta terça-feira para controlar um incêndio que atingiu uma área pública no Bairro Chácara das Flores. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, na área estão dois pavilhões usados pelas secretarias de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana para guardar materiais usados em podas e pinturas de sinalização viária. Ele garante, no entanto, que as chamas não atingiram os imóveis ou se aproximou de residências.

Como forma de precaução, ruas próximas do local do incêndio foram bloqueadas, e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Luiza Ungaretti foi evacuada. Por volta das 16h20min, o incêndio já havia sido completamente controlado.

Texto: Manuela Vasconcellos e João Pedro Lamas
Fotos: divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial