Notícias

01/10/2019

No próximo domingo, dia 6 de outubro, a população escolherá os conselheiros tutelares do Município


Objetivo é superar a participação do último pleito, em que apenas 2,3% dos eleitores de Santa Maria compareceram às urnas de votação

No próximo domingo (06), os santa-marienses terão a oportunidade de escolher, via eleição, os 15 conselheiros tutelares do Município (confira aqui os candidatos e os números). O pleito é realizado há cada quatro anos e é uma oportunidade de os cidadãos decidirem quais profissionais ajudarão a garantir, pelos próximos anos, os direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade. No total, 42 candidatos disputam as vagas nos conselhos Centro, Leste e Oeste.

A votação de domingo ocorrerá a partir das 8h e se estenderá até as 17h. Para votar, basta estar em dia com a Justiça Eleitoral e apresentar o título eleitoral e a identidade.  

“O Conselho Tutelar em Santa Maria atende cerca de 40 mil casos por ano. É um trabalho que exige uma grande responsabilidade e comprometimento do conselheiro. Por isso, convidamos a população para que compareça ao pleito”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

A baixa adesão da população às eleições é uma das grandes preocupações da Prefeitura de Santa Maria. Na última disputa para a escolha dos conselheiros, em 2015, apenas 4,4 mil pessoas votaram. Porém, mais de 192 mil estavam aptas a comparecer ao pleito. Dessa forma, apenas 2,3% dos eleitores votaram há quatro anos.

Dentre as obrigações dos conselheiros tutelares, estão a de atender reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias, comunidades e demais cidadãos. Os profissionais exercem funções como aconselhar, orientar e acompanhar os casos que chegam ao Conselho Tutelar. Os conselheiros também ajudam no planejamento de políticas públicas e planos municipais de atendimento à criança e ao adolescente.

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito. Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

 

ONDE VOTAR

REGIÃO CENTRO

Colégio Marista Santa Maria (Rua Floriano Peixoto, 1.217, Centro)
Bonfim, Centro, Itararé, Menino Jesus, Nonoai, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Patronato, Campestre do Menino Deus, Presidente João Goulart, Noal, Salgado Filho, Passo D’Areia, Chácara das Flores, Carolina, Caturrita e Duque de Caxias

REGIÃO SUL

EMEF CAIC Luizinho de Grandi (Rua Olga Parcianello, Bairro Lorenzi)
Dom Antônio Reis, Lorenzi, Pains, Tomazetti, Uglione, Urlândia e as localidades de Passo do Verde (6º Distrito) e Santa Flora (9º Distrito)

REGIÃO LESTE

EMEF Lívia Menna Barreto (Rua Ernesto Pereira, no Bairro Camobi)
Camobi, Km 3, Pé de Plátano, São José, Diácono João Luiz Pozzobon, Arroio Grande (4º Distrito), Arroio do Só (5º Distrito) e Palma (8º Distrito)

REGIÃO OESTE

CIEP Paulo Lauda (Avenida Paulo Lauda, 851, no Bairro Tancredo Neves)
Boi Morto, Pinheiro Machado, São João, Tancredo Neves, São Valentim (2º Distrito), Boca do Monte (7º Distrito)

Escola Augusto Ruschi (Rua Dr. Paulo da Silva Souza, s/n, no Bairro Juscelino Kubitschek)
Nova Santa Marta, Juscelino Kubitschek e Santo Antão (10º Distrito)

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial