Notícias

01/10/2019 01/10/2019 16h54m

Prefeitura de Santa Maria começa a instalar controladores de segurança em 3 avenidas de Santa Maria


Equipamentos são capazes de identificar placas de veículos, se o veículo transita em uma velocidade incompatível com a via e desobediência à sinalização viária

Dando mais um passo rumo à maior eficiência na área da Segurança Pública, a Prefeitura de Santa Maria começou a instalar controladores de segurança em três das principais avenidas da cidade. A execução do serviço integra o cronograma do cercamento eletrônico.

Os equipamentos, quando começarem a funcionar, serão capazes de identificar placas de veículos (auxiliando na identificação de casos de clonagem de veículos ou daqueles procurados pela polícia), se o veículo transita em uma velocidade incompatível com a via (excesso de velocidade) e desobediência à sinalização viária (avanço de sinal vermelho e parar sobre faixa para travessia de pedestres, por exemplo). Se constatada irregularidade na conduta do motorista, ele será multado. O monitoramento se dará em tempo real, 24 horas por dia, sete dias na semana, a partir da Central Integrada de Operações (Ciop), que reunirá os órgãos de segurança pública.

De acordo com a empresa Vigillare Sistemas de Monitoramento, nesta primeira etapa, serão instalados seis equipamentos ao longo das avenidas João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, Hélvio Basso, no Bairro Uglione, e Walter Jobim, no Bairro Patronato. A população já pode perceber, nas vias públicas, a sinalização horizontal (pinturas indicativas) e a estrutura que será responsável pelo abastecimento de energia dos equipamentos. Até a próxima semana, todo o serviço deve ficar pronto. Com isso, os equipamentos começarão a operar até 21 de outubro.

A Secretaria de Mobilidade Urbana sinaliza que os locais foram definidos após um planejamento feito em conjunto com a Vigillare. Entre as variáveis levadas em consideração, estão o fluxo de veículos e o número de acidentes.

“É a concretização de um projeto de segurança moderno e inovador que propomos para a cidade. Mais um passo, de fato, para o cercamento eletrônico. Os critérios para a instalação dos equipamentos tiveram em vista reduzir a acidentalidade e melhorar a segurança na cidade. Esses controladores têm foco na prevenção de acidentes”, explica o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Em paralelo à instalação dos equipamentos ao longo da primeira etapa do serviço, tramita junto ao Executivo municipal o projeto relativo à segunda etapa, que prevê controladores de segurança junto a semáforos. Ainda não é possível dizer em quais locais eles serão posicionados, mas a previsão é que a conclusão dessa etapa ocorra até o final de novembro. Haverá, ainda, uma terceira etapa, finalizando a instalação dos controladores. No total, serão 32 equipamentos.

Licitação

A Prefeitura de Santa Maria homologou a empresa Vigillare Sistema de Vigilância como a vencedora do Pregão Eletrônico aberto no dia 28 de junho deste ano. Serão investidos R$ 5.879.870,88.

O projeto de implantação do sistema de Segurança e Cercamento Eletrônico promete, conforme o prefeito Jorge Pozzobom, transformar a área de Segurança Pública em Santa Maria, reduzindo a violência no Município e, principalmente, protegendo os cidadãos.

A empresa apresentou todos os requisitos exigidos pela Prefeitura, como câmeras, alarmes, rastreamento de veículos e sistema de monitoramento das ruas.

Destaca-se que o projeto contempla o sistema de videomonitoramento, por meio de circuito fechado de televisão; sistemas de alarmes monitorados e controle para acesso para as unidades de saúde; rastreamento veicular; controle de acessos; serviço mensal de horas de desenvolvimento; entre outros. Está previsto, também, uma Central Integrada.

Conforme o edital, serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos, delimitando o perímetro de controle ao Município, bem como 691 câmeras em 146 localidades diferentes, além de equipamentos de alarmes, de controle semafórico e de rastreamento veicular.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: Vigillare Sistemas de Monitoramento
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial