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20/08/2019 20/08/2019 10h47m

Prefeitura divulga resultado definitivo do teste de conhecimento para Conselheiros Tutelares


Sorteio dos números para eleição ocorre na próxima sexta-feira (23)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, divulgou, nesta terça-feira (20), o resultado definitivo do teste de conhecimento dentro do processo seletivo para Conselheiros Tutelares na cidade (confira no anexo).

Foram aprovados aqueles que acertaram 50% das questões da prova ou mais. Dos que fizeram o teste (47), cinco não atingiram o percentual mínimo e foram considerados inaptos durante o resultado preliminar. O prazo de recursos encerrou-se, e o resultado foi mantido, com cinco pessoas reprovadas.

No dia 23, próxima sexta-feira, às 17h30min, na Secretaria (Rua General Neto, 504, no Centro), será feito o sorteio do número do candidato para o processo de eleição.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral da Secretaria de Desenvolvimento Social, Márcia Vendruscolo, a partir de sexta, os candidatos estarão liberados para começar suas campanhas. No dia 6 de outubro, ocorre a eleição.

Os locais e horários de votação ainda serão divulgados. Os 15 mais votados passarão a ocupar as vagas de Conselheiros Tutelares na cidade. Os demais ficam como suplentes.

O processo seletivo

O processo de seleção dos conselheiros começou em abril deste ano, com o registro das candidaturas e a entrega de documentação, e encerra-se em outubro com as eleições.

Confira as etapas

  • 1ª - Registro da candidatura e entrega dos documentos em abril (mais de 60)
  • 2ª - Análise da documentação, homologação e impugnações
  • 3ª - Avaliação de aptidão mental e psicológica
  • 4ª - Curso de formação de Conselheiros Tutelares na Ulbra (que ocorreu de 24 a 26 de julho)
  • 5ª - Teste seletivo de conhecimento (dia 5 de agosto)
  • 6ª - Campanha (a partir do dia 23 de agosto)
  • 7ª - Eleições (dia 6 de outubro)
  • 8ª - Posse (dia 10 de janeiro de 2020)

Atuação

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito.

Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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