Notícias

14/08/2019 14/08/2019 15h16m

Prefeito Jorge Pozzobom assina ordem de serviço para obra que vai resolver alagamentos na Riachuelo


Trânsito foi liberado nas ruas Dr. Astrogildo de Azevedo, Roque Calage e Ângelo Uglione

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, assinou, nesta quarta-feira (14), a ordem de serviço da obra de drenagem pluvial da Rua Riachuelo, no Centro, que vai resolver os problemas de alagamento na região.

Às 9h15min, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano, da Secretaria de Mobilidade Urbana, bloqueou o tráfego de veículos na Rua Riachuelo, no cruzamento com a Rua Tuiuti. Começou, então, a valer o novo trajeto para o transporte coletivo, com desvio a partir da Rua Pinheiro Machado.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, lembrou a comunidade de que há mais de 10 anos a Rua Riachuelo não recebia a atenção que merecia.

“Em vez de fazer só uma recuperação do asfalto, vamos fazer o que precisa ser feito: o tratamento adequado, resolvendo o problema de alagamentos com a drenagem e, então, o asfaltamento dessa via que recebe, por exemplo, 94% das linhas de ônibus da cidade. É um cuidado, um tratamento zeloso, com a nossa população que passa todos os dias por essa que é um das principais ruas da nossa cidade”, disse Ponsi.

Já o secretário Francisco Severo, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, garantiu que a rua vai receber um tratamento de qualidade.

“É um verdadeiro desafio. Vemos aqui o mau estado do pavimento. Mas, agora, a rua toda será recuperada. E com a qualidade que precisa”, afirmou Severo.

O vice-prefeito, Sérgio Cechin, disse que as obras na Rua Riachuelo sempre foram uma reivindicação da sociedade.
“Ou se faz bem feito, ou não se faz. E o prefeito Jorge Pozzobom faz bem feito”, garantiu Cechin.

E o prefeito Pozzobom agradeceu aos secretários Ponsi e Severo, bem como as suas equipes, pelo planejamento e organização da obra e do trânsito.

“Um planejamento construído para cuidar das pessoas. Percorremos também todo o comércio para explicar o que seria feito, e pedindo desculpas pelo transtorno, mas que quando tudo estiver pronto, teremos uma Riachuelo nova. Ao longo desse período, faremos o trabalho com seriedade, cuidado e, principalmente, com zelo para com a segurança”, disse.

A obra toda foi divida em três etapas, com duração total de 90 dias. A primeira está prevista para durar até 30 dias. A segunda etapa da obra terá intervenções nas ruas Tuiuti e Astrogildo de Azevedo, entre as ruas do Acampamento e Riachuelo. Por fim, a terceira etapa ocorrerá no cruzamento entre as ruas Riachuelo e Pinheiro Machado.

Mudança de última hora

Neste primeiro momento da primeira etapa da obra, o bloqueio da Riachuelo se estende da Tuiuti até a esquina com a Astrogildo de Azevedo, diferentemente do que havia sido planejado e divulgado inicialmente.

De acordo com o secretário Orion Ponsi e o superintendente de Trânsito e Transportes, Roberto Almeida, será possível ingressar na Rua Dr. Astrogildo de Azevedo a partir da Acampamento, ingressar na Riachuelo, na Ângelo Uglione e seguir em direção à André Marques, ou ainda ingressar da Rua Astrogildo de Azevedo na Ângelo Uglione e contornar a Rua Roque Calage. Com isso, não será mais possível ingressar na Ângelo Uglione a partir da Venâncio Aires.

No entendimento da Secretaria de Mobilidade Urbana, o bloqueio inicialmente previsto, só com acesso local às ruas Roque Calage e Ângelo Uglione, não foi necessário neste primeiro momento. A obra vai se limitar ao trecho da Riachuelo entre Tuiuti e Dr. Astrogildo de Azevedo.

Conforme novas mudanças no trânsito forem necessárias, elas serão divulgadas.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Alves e Deise Fachin/Prefeitura de Santa Maria
Mapa: Gibran Carrazzoni
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial