Inicial > Notícias > 47 candidatos a conselheiros tutelares fazem...

Notícias

02/08/2019 02/08/2019 16h01m

47 candidatos a conselheiros tutelares fazem prova nesta sexta-feira


Dos mais de 60 candidatos que buscavam o cargo de conselheiro tutelar em Santa Maria, 47 chegaram até a 5ª fase do processo seletivo, que ocorre na tarde desta sexta-feira. Trata-se de um Teste Seletivo de Conhecimento realizado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que fica na BR-287, km 252.

O teste é composto por 30 questões que abordam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele foi elaborado por professores do curso de Direito da Ulbra.

O gabarito está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 5, na Casa dos Conselhos (Rua dos Andradas, 1.465, no Centro). Os 15 primeiros colocados passam a ocupar as vagas de Conselheiro Tutelar na cidade. Dos atuais conselheiros tutelares, 13 se reinscreveram no processo de agora.

Aqueles candidatos que tiverem um aproveitamento de 50% ou mais na prova terão direito a voto na eleição. Prevista para 6 de outubro, ela serve para escolha daqueles que ficarão à frente de cada um dos três Conselhos Tutelares de Santa Maria: Centro, Leste e Oeste. As campanhas ocorrem em setembro. A posse ocorre em 10 de janeiro de 2020.

O processo seletivo

O processo de seleção dos conselheiros começou em abril deste ano, com o registro das candidaturas e entrega de documentação, e encerra-se em outubro com as eleições.

Atuação

O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito.

Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.

Confira as etapas:

Etapas

  • 1ª - Registro da candidatura e entrega dos documentos em abril (mais de 60)
  • 2ª - Análise da documentação, homologação e impugnações
  • 3ª - Avaliação de aptidão mental e psicológica
  • 4ª - Curso de formação de conselheiros tutelares na Ulbra (que ocorreu de 24 a 26 de julho)
  • 5ª - Teste seletivo de conhecimento
  • 6ª - Campanha
  • 7ª - Eleições
  • 8ª - Posse

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial