Inicial > Notícias > Prefeitura e órgãos de segurança definem...

Notícias

01/08/2019 02/08/2019 10h42m

Prefeitura e órgãos de segurança definem ações preparatórias para a Calourada Segura 2019


Quinta edição da festa que recebe calouros, na Praça Saturnino de Brito, ocorrerá de 5 a 9 agosto

Com a finalidade de garantir a segurança de estudantes que começam o segundo semestre letivo das instituições de graduação de Santa Maria, a Prefeitura promoveu, na manhã desta quinta-feira (1º), a integração de secretarias e órgãos de segurança. O objetivo foi definir iniciativas a serem implantadas durante a segunda edição de 2019 da Calourada Segura, que ocorrerá de 5 a 9 de agosto, na Praça Saturnino de Brito.

“Como a reunião desses estudantes não tem uma organização definida em função de eles serem de diferentes instituições, a Prefeitura toma a frente dessa reunião para proteger os frequentadores e a população em geral. Nosso objetivo é a garantia da segurança, estrutura, fiscalização e ordem neste modelo de Calourada Segura que propusemos e que tem trazido bons resultados para todos”, explica o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, que acompanha a organização da iniciativa.

Na parte elevada da Praça, a Guarda Municipal montará uma Central de Monitoramento, em que servidores irão controlar cerca de 20 câmeras espalhadas em diferentes pontos da Saturnino de Brito e ruas adjacentes. Com isso, também será melhorada a iluminação do espaço a partir da poda de árvores por parte da Secretaria de Meio Ambiente. 

“Reforçamos muito a integração dos nossos trabalhos e a prevenção, pois, a partir das edições anteriores, observamos que são iniciativas que geram resultados muito positivos. Tanto que não tivemos registros de ocorrências graves nos outros anos”, garante o Superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, que contará também com a ação de efetivos da Brigada Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Ações de trânsito e fiscalizatórias

Outras duas ações, relacionadas ao trânsito e à fiscalização, serão colocadas em prática. Conforme necessidade, uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana irá fazer a interrupção do fluxo de veículos no entorno da Praça, entre as ruas Travessa Cel. Marques da Rocha e Cel. Niederauer, Dr. Bozano e Serafim Valandro e Venâncio Aires e Duque de Caxias. Além disso, os taxistas que ficam junto à Praça serão realocados para a Travessa Cel. Marques da Rocha, com saída para a Niederauer (a via terá sentido invertido conforme a necessidade). A Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, por meio da Superintendência de Fiscalização, fará vistorias em bares das proximidades. A intenção é que os estabelecimentos cumpram os horários de fechamento previstos em alvarás e coibam a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.

Aos frequentadores da Calourada Segura, serão disponibilizados quatro banheiros femininos, quatro banheiros masculinos e um para Pessoas com Deficiência (PCD), além de uma ambulância, por meio da Secretaria de Saúde, e limpeza da área até o começo do dia seguinte à Calourada Segura. 

O encontro também contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, do superintendente de Trânsito e Transportes, Roberto de Almeida, o guarda municipal Santo Cordeiro, a secretária adjunta de Estruturação e Regulação Urbana, Taís Nascimento, o representante da Superintendência de Fiscalização, Marcio Abbade, o coordenador setorial da Secretaria de Meio Ambiente, Roberto Dotto, o representante da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, Jairo Rodrigues, o superintendente Administrativo e Financeiro da Secretaria de Saúde, Heverton Prates, e o major Rois Jandirlei Flores Tavares, do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), da Brigada Militar.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Fotos: Deise Fachin / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial