Inicial > Notícias > Prefeitura assina o contrato, e Vigillare...

Notícias

31/07/2019 31/07/2019 17h23m

Prefeitura assina o contrato, e Vigillare já prepara a instalação do sistema de videomonitoramento


Solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira e contou com a presença de autoridades de Segurança Pública do Município

Nos próximos meses, Santa Maria acompanhará uma mudança radical no que se refere à Segurança Pública. A Prefeitura Municipal assinou, na tarde desta quarta-feira (31), o contrato para que a empresa Vigillare Sistemas de Vigilância comece o processo de instalação do novo e moderno Sistema de Segurança, Monitoramento e Cercamento Eletrônico Urbano. Dessa forma, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin fortalecem o Plano Municipal de Segurança e reiteram o compromisso do Governo com a área.

A assinatura do contrato, no Gabinete de Governança, contou com a participação de representantes de forças de Segurança do Município, pois a Prefeitura entende a importância do momento e incentiva a integração que as instituições terão nos próximos meses. Ao todo, o Poder Público está investindo R$ 5.879.870,88 para a execução da iniciativa.

“Desde o primeiro dia afirmamos que o Governo seria formado por três pilares: Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública. É muito especial para todos nós concretizar esse projeto que vai transformar a realidade de Santa Maria. O Município começa uma nova fase com a execução deste projeto”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Ao lado do vice-prefeito Sergio Cechin e do secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, o prefeito agradeceu a participação das autoridades ligadas à Segurança Pública do Município e ressaltou como a participação destes órgãos será fundamental para o andamento do projeto.

MOMENTO HISTÓRICO PARA A ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA

O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, José Nilo Correa Alves; o delegado da Polícia Federal Getúlio Vargas; e o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, também participaram da assinatura do contrato. O trio ressaltou que este é um momento histórico para o Município e que a implantação do novo sistema vai revolucionar a cidade em diferentes aspectos, tanto no quesito preventivo como no de solução de crimes, já que as câmeras proporcionarão imagens de alta qualidade.

“Estou há 15 anos em Santa Maria e garanto: esse é um momento histórico. O projeto vai mudar o panorama da Segurança Pública de Santa Maria. Vai existir o antes e o depois desse projeto”, destacou Meinerz.
O sócio-diretor da Vigillare, Fabrício Prestes Soares, aproveitou a ocasião para garantir que os equipamentos são de ponta e de última tecnologia. Segundo ele, as câmeras modernas e inteligentes proporcionarão uma nova realidade aos santa-marienses, com ainda mais benefícios aos cidadãos.

Também participaram da assinatura do contrato, o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes; o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; a secretária adjunta de Estruturação e Regulação Urbana, Taís Nascimento; o vereador João Ricardo Vargas; o tenentes-coronéis da Brigada Militar Jacob Aristeu Pinton e Herivelto Hernandes; além de servidores da Prefeitura.

SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

Destaca-se que o projeto contempla o sistema de videomonitoramento, por meio de circuito fechado de televisão; sistemas de alarmes monitorados e controle para acesso para as unidades de saúde; rastreamento veicular; controle de acessos; serviço mensal de horas de desenvolvimento; entre outros. Está previsto, também, uma Central Integrada. Conforme o edital, serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos, delimitando o perímetro de controle ao Município, bem como 691 câmeras em 146 localidades diferentes, além de equipamentos de alarmes, de controle semafórico e de rastreamento veicular.

CENTRAL INTEGRADA

Na mesma oportunidade, as autoridades presentes na solenidade de assinatura também deram destacaram a importância da Central Integrada, que vai unir todas as forças de segurança em Santa Maria em um prédio da União que será cedido ao Governo do Estado, localizado na Avenida Medianeira, na antiga Justiça Militar. 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial