Inicial > Notícias > EMEF Perpétuo Socorro realiza 1º Feira...

Notícias

06/07/2019

EMEF Perpétuo Socorro realiza 1º Feira Escolar de Ciência, Tecnologia e Autossustentabilidade


Prefeito Jorge Pozzobom, o vice Sergio Cechin e a Secretária de Educação, Lúcia Madruga, prestigiaram a feira nesta manhã

 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd), colaborou com a realização da 1º Feira Escolar de Ciência, Tecnologia e Autossustentabilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro. A feira ocorreu na manhã deste sábado e foi realizada nas dependências da própria escola.

Com 34 projetos inscritos, tendo como principal foco o tema autossustentabilidade, a feira contou com a participação de quase 150 alunos do 1º ao 9º ano da escola, sendo eles divididos entre os participantes e monitores do evento. Brinquedos feitos com materiais reciclados, hortas sustentáveis e até um carro de controle remoto com materiais reutilizados foram alguns dos trabalhos inscritos na feira. A diretora da escola, Daniela Guterres, comemora o interesse e a participação dos estudantes.

“O envolvimento dos alunos foi lindo, desde o ano passado, com o 1º lugar na Feira de Ciências da cidade. Isso despertou neles o interesse em participar da feira da escola. A felicidade de vê-los com toda propriedade, explicando seus projetos, escolhendo os temas, tudo isso cria um orgulho enorme por sermos uma escola pública municipal”, disse Daniela.

A feira foi idealizada pelas professoras de ciências Helene Tatsch e Silvana Ferraz, no final de 2018, e contou com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, da própria escola e da PEA Unesco, o Programa de Escolas Associadas da Unesco. A professora Helene explica como surgiu o projeto da feira.

 “Em virtude da repercussão da escola na Feira de Ciências municipal do ano passado, e o reconhecimento e felicidade dos alunos, a coordenação me convidou para trabalhar junto da professora Silvana nos projetos do PEA Unesco, e, no início de 2019, sentamos e começamos a idealizar vários projetos, e um deles foi esta Feira de Ciências”, relata a professora.

Como banca avaliadora dos trabalhos inscritos, e para validar a importância da feira, a escola convidou a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), o Centro Institucional Renascer, membros da Engenharia Sanitária Ambiental da UFSM e também membros do PPG Educação em Ciências Químicas da Vida e Saúde.

O Prefeito Jorge Pozzobom, junto do vice-prefeito Sergio Cechin e da secretária Lúcia Madruga, foram até a escola para prestigiar e conhecer os trabalhos inscritos nesta 1º Feira. O Prefeito Jorge Pozzobom, que estudou na escola na sua infância, ficou animado com os projetos participantes.

“A gente vê a criatividade dessas crianças. E o que é mais bacana e que me chamou a atenção, é que todos estão preocupados com a reciclagem do material que as pessoas têm jogado no lixo. E as crianças tratando disso nesta feira é extremamente importante, é a educação ambiental dando resultados. Parabéns para toda a direção e aos professores da escola”, disse o prefeito.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Guilherme Superti
Edição: Thaise Moreira (Mtb: 9.818)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial