Inicial > Notícias > Prefeitura Municipal divulga números sobre comportamento...

Notícias

11/06/2019 12/06/2019 09h26m

Prefeitura Municipal divulga números sobre comportamento de condutores no trânsito de Santa Maria


Redução no número de acidentes e mortes é resultado de ação conjunta entre operações de segurança

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, divulgou o balanço das infrações de trânsito na cidade no primeiro quadrimestre de 2019. O levantamento faz um comparativo com o mesmo período de 2018, e traz ainda o total de infrações do ano passado, o que permite traçar um rápido perfil do comportamento geral no trânsito dos motoristas santa-marienses.
Na comparação entre os quatro primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, verifica-se um crescimento nos registros, com destaque para os meses de março (134%) e abril (96%). O índice campeão das notificações refere-se ao não uso do cinto de segurança, que teve crescimento de 1.287%. Entre as infrações mais comuns, destacam-se dirigir sob influência do álcool, com 400% a mais de infrações anotadas, e avançar o sinal vermelho do semáforo ou da parada obrigatória, que teve crescimento de 333%. Cabe ressaltar que os registros para quem dirige segurando ou manuseando o aparelho celular subiram 244%.
Segundo o superintendente de Trânsito e Transporte, Roberto Almeida, o aumento das autuações está ligado ao incremento na estrutura do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), com aumento no número do efetivo e em ações mais eficazes nas ruas, o que torna mais visível a atuação dos agentes.
“São agentes a mais nas ruas, que foram alocados em pontos estratégicos da cidade para que se possa fiscalizar melhor. Isso não significa simplesmente autuar. A intenção é fazer com que a população se dê conta de que mudar pequenos hábitos pode fazer toda a diferença, inclusive salvar vidas”, observou o superintendente.

Mudança de cultura e conscientização

O superintendente Roberto Almeida destaca a importância das campanhas de fiscalização (blitze) e de conscientização atuarem em conjunto. Um exemplo é a Operação Balada Segura, parceria com o Governo do Estado que ocorre por meio de autuação, mas também promove a prevenção de acidentes e acaba reduzindo mortes.
Dados da Secretaria apontam, segundo Roberto, que houve redução de 250% no número de acidentes com lesões corporais e 300% no número de mortes, até o final de abril,  na área urbana do município, depois que a Operação foi retomada pela Secretaria de Mobilidade Urbana neste ano. Esses percentuais, cabe destacar, não resultam apenas da Operação Balada Segura. Eles aglutinam também o trabalho de outras operações implantadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana como a Retorno, realizada aos domingos e finais de semana prolongados nos pontos de entrada ao Município, e a Proteger, que atua em pontos de cruzamentos de vias com semáforos na cidade.
Vale lembrar ainda que o programa Educa Trânsito, proposta da Secretaria de Mobilidade Urbana, busca desenvolver no público infantojuvenil a necessidade de se formar condutores conscientes, uma vez que a iniciativa atua junto a escolas da rede municipal de ensino. O programa tem por missão ser um referencial de informação e formação para professores, estudantes e comunidade em geral, em relação às normas de circulação e condutas elencadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 
 A campanha mundial Maio Amarelo também é exemplo de iniciativa implantada em Santa Maria que promove a reflexão com vistas à mudança de comportamento, uma vez que propõe um alerta às pessoas para a importância de se alterar hábitos cotidianos.

Infrações - Total em 2018

Janeiro 423

Fevereiro 523

Março 723

Abril 1.228

Maio 1.250

Junho 1.577

Julho 1.459

Agosto 1.364

Setembro 1.287

Outubro 1.319

Novembro 1.010

Dezembro 767

Infrações - Janeiro a abril de 2019

Janeiro 659

Fevereiro 592

Março 1.694

Abril 2.412

Infrações com o maior crescimento percentual na comparação dos primeiros quatro meses de 2018 e 2019

             2018                        2019            %

- Deixar de usar cinto de segurança          46                           638         1.287

- Dirigir sob influência do álcool                   5                             25          400

- Avançar sinal vermelho                               79                          342         333

- Dirigir manuseando celular                       182                        626           244        

- Dirigir veículo sem possuir CNH              17                           43           153%

 

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb 9040)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial