Notícias

11/06/2019 11/06/2019 15h18m

Prefeitura de Santa Maria prepara a Virada Ambiental para domingo (16), na Praça Saturnino de Brito


Evento de encerramento da Semana do Meio Ambiente será realizado das 12h às 19h

Trocar um produto que não nos serve mais por uma muda de árvore frutífera pode ser um grande gesto de carinho com a natureza. Despertar essa consciência é o principal propósito da Prefeitura de Santa Maria com a Virada Ambiental, evento de encerramento da Semana do Meio Ambiente 2019, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceira com as secretarias de Educação; de Cultura, Esporte e Lazer; de Desenvolvimento Social e de Saúde.  A atividade será realizada no próximo domingo (16), na Praça Saturnino de Brito, no Centro, e pretende reafirmar o slogan “Desafio Ambiental: unir forças para despertar uma nova cultura”, que acompanhou a programação da Semana do Meio Ambiente deste ano.

De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Sandra Rebelato, todos os objetivos da Semana do Meio Ambiente foram atingidos, e o ápice dos trabalhos se dará com uma grande celebração no encerramento, neste domingo, com destaque para o recolhimento de diversos materiais como resíduos sólidos, recicláveis (plásticos, vidros) e inservíveis (colchões, armários, estofados e outros usados). No local, será feita a troca de cada entrega de material inservível ou eletrônico por uma muda de árvore nativa.
“A Virada Ambiental será uma grande oportunidade para os santa-marienses colocarem em prática a preservação da natureza. E, por um gesto de carinho, estaremos entregando uma muda de árvore a ser plantada como uma homenagem ao meio ambiente”, destacou a secretária Sandra.
Entre as atrações da Virada Ambiental, o público poderá conferir shows musicais com artistas locais, espaço kids e área de alimentação com food trucks. Também estarão à disposição da comunidade posto de coleta de roupas para a Campanha do Agasalho e serviço de vacinação.

Programação do Meio Ambiente 2019

A programação da Semana do Meio Ambiente seguiu, nesta terça-feira (11), com a palestra do secretário adjunto do Meio Ambiente, Guilherme da Rocha,  aos alunos do curso de Engenharia Florestal da UFSM. Durante o encontro no auditório do prédio 42, o secretário adjunto abordou, pela manhã, o tema “Desafios de gestão nas áreas protegidas: medidas de conservação no Município”.
Rocha traçou um breve panorama geral da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMA) e suas inúmeras atribuições no âmbito do Município, como fiscalização, licenciamento e proteção animal, mas também destacou a importância de se promover a fiscalização de ambientes protegidos. Citou características da única Unidade de Conservação da cidade, o Parque Nacional Municipal dos Morros.
“Devemos focar naquele que é o maior instrumento para o incremento em biodiversidade, que é a instituição de áreas protegidas,e Santa Maria é pioneira no Estado com o estabelecimento do Parque Natural Municipal dos Morros”, mencionou o secretário adjunto.

O programa de atividades terá prosseguimento com outras ações a cada dia até o sábado (15).

Quarta-feira (12)

14h Central do Bem-Estar Animal na prática

Participantes: ONGs protetoras de animais Local: Criadouro Conservacionista São Braz

Quinta-feira (13)

14h: Mesa-redonda sobre defensivos agrícolas. Agrotóxicos: os aspectos na saúde humana e no meio ambiente Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria

Sexta-feira (14)
8h30min: Reunião Ordinária do Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) Local: Câmara de Vereadores de Santa Maria
Sábado (15)
9h: Assinatura do termo de cooperação para revitalização da área do canteiro central da Avenida Dores com a Empresa Icosaedro Local: Em frente ao canteiro da Avenida Dores

SERVIÇO

DOMINGO
O quê: Virada Ambiental (Unir forças para o despertar de uma nova cultura)
Data:16/06/2019
Local: Praça Saturnino de Brito
Horário: 12h às 19h

Atrações
Dj Jeff Lee
Allana
Alexandre Trindade
Kariel
Diogo Mello
Peppo e Manu Seeger 
Food Truks
Espaço Kids (Brinquedos)

Prestação de Serviços
Saúde ( vacinação a confirmar)
Recolhimento de resíduos eletrônicos ( Maringá Metais)
Recolhimento de materiais recicláveis ( Asmar )
Recolhimento de inservíveis ( Sustentare )
Doação de roupas para a Campanha do Agasalho 2019
ONG de Animais (recebe rações e doa animais de pequeno porte)
Apoio
Gastronomia Embarcada
Sustentare Saneamento
SESC
Rack Som Show
Bosk
Químea 
Seg – Escola Albert Einsten
Ervateira Ximango

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial