Notícias

13/04/2019 14/04/2019 16h00m

Segunda edição do Sorria Santa Maria atende mais de 60 pessoas neste sábado


Além dos atendimentos em Saúde Bucal, pacientes também puderam participar das práticas integrativas como o Reiki

 

A segunda edição do Sorria Santa Maria em 2019 atendeu 69 pacientes durante o sábado (13), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura.De acordo com a coordenadora do projeto, Patricia Campagnol, das 94 pessoas agendadas para receberem atendimento, 25 deixaram de comparecer. No entanto, 34 pacientes compareceram espontâneamente e foram atendidos em novas consultas. Os outros 35 deram continuidade aos tratamentos já iniciados. O mutirão é realizado por dentistas da rede pública do Município que oferecem procedimentos de Atenção Básica em Saúde Bucal a pacientes pré-agendados e ocorre uma vez por mês.

Cumprindo os compromissos da agenda, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin estiveram no CEO no início da manhã, para cumprimentar as equipes e os usuários do serviço. O secretário de Saúde, Franscisco Harrison, e o adjunto da pasta, Guilherme Ribas, acompanharam a visita.

“Mesmo com muitos compromissos durante o fim de semana, nós fazemos questão de passar aqui pelo Centro de Especialidades Odontológicas para cumprimentar nossos servidores que se dedicam a esse projeto. O Sorria Santa Maria está cumprindo um dos nossos principais compromissos de governo, que é cuidar da Saúde”, afirmou o chefe do Executivo.

"Nesta edição contamos com a participação do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da UFSM. É uma grande parceria que beneficia ainda mais nossos cidadãos", destacou Francisco Harrisson. 

As ações foram realizadas por residentes e estagiários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN), além de profissionais do Município, totalizando 25 pessoas envolvidas nos atendimentos.

Além dos atendimentos odontológicos, a equipe da Unidade Móvel do Município também esteve presente realizando atendimentos de enfermagem, como testes rápidos e verificação de glicose e de pressão arterial aos pacientes agendados. Na sala de espera, houve atividades de promoção de saúde, desenvolvidas pelo Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), da UFSM.

As atividades do foram realizadas pelos terapeutas Jana Gonçalves e Elaine de Oliveira Vieira Caneco, nas Barras Access,.  No Reiki, o atendimento foi oferecido por Édila Maria Bisognin Cantareli, Tania Elisete Malheiros dos Santos, Mari Angela Forgiarini e pelo coordenador do LAPICS, professor doutor Marcio Rossato Badke, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. No total, 40 terapias foram realizadas.

O Sorria Santa Maria é realizado uma vez por mês. Para a primeira consulta, o paciente deve ir até o CEO (Avenida Borges de Medeiros, nº 804) e deixar o nome em uma lista de espera.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial