Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria reinaugurará Centro...

Notícias

01/04/2019

Prefeitura de Santa Maria reinaugurará Centro de Inclusão Digital da Biblioteca Pública Municipal


Foto: Deise Fachin/Prefeitura

Sala conta com 20 computadores com internet para serem utilizadas pela população. Oficinas destinadas à terceira idade e aos jovens também é uma novidade

 

Desde 1938, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastilde é referência quando os assuntos são leitura e conhecimento. Com a evolução da sociedade, o espaço, localizado na Avenida Presidente Vargas, também se modernizou com o passar do tempo. Por isso, na próxima terça-feira (09) da semana que vem, a partir das 14h, a Prefeitura de Santa Maria reinaugura um espaço voltado à inclusão e à tecnologia de informação: o Centro de Inclusão Digital (CID).

Em parceria com a Fundação Bradesco, o Poder Executivo disponibiliza à comunidade 20 computadores para pesquisa e trabalho. As máquinas têm acesso à rede wi-fi, disponibilizada pela Associação dos Amigos da Biblioteca e Academia Santa-Mariense de Letras. Para acessar os equipamentos, das 8h30min ao meio-dia, basta apenas levar um documento oficial com foto. No local, um monitor auxilia os visitantes.

“Temos à disposição um serviço de qualidade à espera da população. Todos serão bem-vindos e contamos com a presença dos cidadãos. A biblioteca pública é das pessoas e elas devem desfrutar desse ambiente”, ressaltou a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer e coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Márcia Teston.

O CID foi criado com o objetivo de facilitar o acesso à tecnologia, promover a inclusão digital, estimular o desenvolvimento da comunidade e desenvolver a responsabilidade social. Turmas de escolas que também tenham interesse em levar os alunos podem agendar e reservar o espaço, basta a presença do professor.

OFICINAS DE INFORMÁTICA

Outra iniciativa da coordenação da biblioteca para incentivar o uso do espaço público é fornecer oficinas de inclusão digital voltadas à terceira idade e aos jovens. Até o dia 12 de abril, as inscrições estão abertas à comunidade das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h. As aulas começam a partir do dia 15 de abril. Ressalta-se que, devido ao número limitado de computadores, as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. As aulas serão ministradas duas vezes na semana, por meio de parceria com o Lions Clube Santa Maria Centro.

Conforme a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, serão oferecidos cursos básicos de informática. As inscrições podem ser feitas diretamente na biblioteca.

SALA MULTIMÍDIA

Ao lado do Centro de Inclusão Digital, a comunidade também tem acesso à Sala Multimídia, que conta com vários equipamentos prontos para serem utilizados, seja para oficinas, aulas, palestras ou outras iniciativas. Para acessá-la, basta entrar em contato com a biblioteca e reservar o espaço.  

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial