Notícias

29/03/2019

Prefeitura e Governo do Estado assinam Termo de Cooperação no projeto Educação Gaúcha Conectada


Foto: Deise Fachin/Prefeitura

Solenidade de assinatura ocorreu na tarde desta sexta-feira, no Colégio Marista Santa Maria

 

A Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram, na tarde desta sexta-feira (29), o Termo de Cooperação que possibilita que o Estado adquira os equipamentos de informática e repasse-os aos municípios de Santa Maria e de Cachoeira do Sul, por meio do Projeto Educação Gaúcha Conectada. A solenidade ocorreu no Colégio Marista Santa Maria, onde aconteceu a 1ª Parada de Formação da Rede Municipal de Educação.

A assinatura do termo foi feita pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo secretário de Educação do Estado, Faisal Karam. O documento possibilita a compra de notebook educacionais, carrinho, armazenamento e recarga para os netbooks, kit Robótica Educacional para o Ensino Fundamental, acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas e formação de professores. Os equipamentos serão destinados a 23 escolas da Rede Municipal e a todas as escolas da Rede Estadual de Santa Maria.

“Vamos garantir a infraestrutura e transformar as práticas pedagógicas, com formação e capacitação, além dos materiais tecnológicos que chegarão às escolas”, disse o prefeito Pozzobom.

“Sem vocês, professores, não há transformação. Contamos com todos para que coloquem em prática os planos e desenvolvam ainda mais os seus trabalhos”, complementou o secretário de Educação do Estado, Faisal Karam.

Conforme a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, o investimento total, incluindo Santa Maria e Cachoeira do Sul, chega a quase R$ 3 milhões.

O gerente do Departamento de Educação e Cultura do Branco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Conrado Leiras, também participou do evento. O banco apoia projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública, como o Programa de Inovação Educação Conectada.

Também participaram a diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Lúcia Dellagnelo; a especialista em Formação da Fundação Itaú Social, Cláudia Petri; o vice-prefeito de Cachoeira do Sul, Cleber Cardoso; o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana; a vereadora Lucia Duartes, Tia da Moto; entre outras autoridades.

O PROJETO

Com o objetivo de fomentar o uso de tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de Educação Básica, o BNDES promoveu uma chamada pública para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais nas escolas. Todos os Estados puderam participar, em conjunto com um ou dois de seus municípios (faixa I – cidades que têm entre 20 e 59 escolas; e faixa II – entre 60 e 150 escolas). Após definirem os municípios, os Estados escolheram suas cidades (Santa Maria e Cachoeira do Sul pelo Rio Grande do Sul) e, por fim, o Estado foi sorteado em primeiro lugar na Região Sul, à frente do Paraná e de Santa Catarina.

 

ESCOLAS CONTEMPLADAS
EMEF Antônio Gonçalves Do Amaral
EMEF Rejane Gervine
EMEF Irmão Quintino
EMEF Lívia Menna Barreto
EMEF Aracy Barreto Sacchis
EMEF Castro Alves
EMEF Euclides Da Cunha
EMEF Perpétuo Socorro
EMEF Pinheiro Machado
EMEF Altina Teixeira
EMEF Zenir Aita
EMEF Alfredo Winderlich
EMEF São João Batista
EMEF Vicente Farencena
EMEF Júlio Do Canto
EMEF Nossa Senhora Da Conceição
EMEF Ione Parcianello
EMEF Padre Gabriel Bolzan
EMEF Maria De Lourdes Castro
EMEF Hylda Vasconcellos
EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
EMEF Adelmo Simas Genro
EMEF Chácara Das Flores

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial