Notícias

08/03/2019

Executivo está com tudo pronto para, nesta segunda-feira, iniciar o terceiro ano da Calourada Segura


Foto: Arquivo/Prefeitura

Secretárias e órgãos de segurança da cidade organizaram toda a estrutura na Praça Saturnino de Brito

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Santa Maria mobilizou toda sua estrutura para organizar a “Calourada Segura” e receber, de forma segura e efetiva, os jovens universitários da cidade. Sucesso nos dois primeiros anos, o Executivo e os órgãos de segurança da cidade já estão prontos para a festa dos bixos, que começa nesta segunda-feira (11) e encerra-se na sexta-feira (15).

“É dever do Poder Público garantir a segurança dos jovens. Que a partir de segunda-feira, os pais possam ficar tranquilos, já que estamos indo para o terceiro ano do Calourada Segura sem nenhum incidente, graças ao esforço e o trabalho da Prefeitura e dos órgãos de segurança da cidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

“Em mais uma edição, a Prefeitura organiza a Calourada Segura para proporcionar um ambiente tranquilo, seguro e de entretenimento aos universitários. Por isso colocamos toda nossa infraestrutura à disposição desse evento, com o objetivo de que tudo ocorra com segurança e com menor impacto aos moradores do entorno”, ressalta o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

SEGURANÇA

Como em todas as edições, a Prefeitura realiza a Calourada Segura em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade. Além da Guarda Municipal, também participam a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Todas instituições disponibilizarão efetivos para auxiliar na segurança da festa.

Novamente, a recepção dos bixos contará com a Plataforma de Observação Elevada (POE), da Brigada Militar. O equipamento conta com 16 câmeras de segurança. Ainda, a Prefeitura instalou outras oito câmeras com direcionamento à praça. No total, a festa terá 24 equipamentos de videomonitoramento.

“Com muito planejamento interno, vamos promover uma Calourada Segura ainda melhor que a dos anos anteriores. Esse é o objetivo: melhorar cada vez mais, com foco na segurança pública”, disse o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes.

Ainda, nesta sexta-feira, servidores da Secretaria de Meio Ambiente realizaram o corte de galhos de árvores na Saturnino de Brito. O objetivo é elevar a copa das árvores, possibilitando maior luminosidade no espaço.

TRÂNSITO

A partir das 19h de segunda-feira, as ruas serão fechadas para o trânsito de veículos no entorno da Praça Saturnino de Brito. As vias serão liberadas às 3h – o horário pode ser estendido ou antecipado, dependendo do movimento. As ruas fechadas serão as seguintes: Dr. Bozano, no trecho entre a Serafim Valandro e a Conde de Porto Alegre; e a Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Coronel Niederauer.

INFRAESTRUTURA

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos já revisaram os pontos de luz e realizaram os serviços de limpeza. Para garantir a limpeza nos dias de evento, ficou definido que, das 20h à meia-noite, uma equipe fará a manutenção na Praça Saturnino de Brito, com recolhimento de lixos e demais resíduos. Por volta das 5h, uma nova equipe volta à praça para garantir a limpeza geral do espaço.

Serão instados oito contêineres de lixo no entorno da praça, com capacidade de 1,2 mil litros cada. Ainda, a Prefeitura instalará 11 banheiros químicos.

FISCALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A Prefeitura de Santa Maria fará uma intensa fiscalização nos bares da região para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo o horário de fechamento estipulado no alvará. A Superintendência de Fiscalização também irá coibir a comercialização irregular de bebidas.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social atuará junto com o Conselho Tutelar. Nas cinco noites, conselheiros estarão na praça para garantir que não seja comercializada bebida alcoólica a menores de 18 anos.

SAÚDE

Destaca-se, que, nos dias de celebração, a Prefeitura vai garantir atendimento médico com ambulância na praça.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial