Notícias

28/12/2018 28/12/2018 20h24m

Prefeitura Municipal decreta luto oficial de um dia pela morte do escritor Humberto Gabbi Zanatta


Ex-secretário de Cultura e ex-vereador da cidade, Zanatta morreu nesta sexta-feira

Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, nesta sexta-feira (28), luto oficial de um dia pelo falecimento do escritor Humberto Gabbi Zanatta, 70 anos. Ex-secretário de Cultura do Município entre 2004 e 2008, Zannata também foi vereador na 10ª Legislatura, de 1989 a 1992. O também jornalista, advogado (ambas formações pela Universidade Federal de Santa Maria) e sociólogo morreu nesta sexta-feira, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Referência na Cultura santa-mariense e gaúcha, Zanatta foi, em 2009, patrono da Feira do Livro de Santa Maria e, em 2003, patrono da Feira do Livro Infantil de Santa Maria.

Natural de Taquaruçu do Sul, nasceu em 25 de julho de 1948, sendo que, aos dois anos, mudou-se para Santa Maria. Devido sua contribuição à Literatura, também foi patrono de outras feiras, como nas cidades de Cacequi, São Sepé e Júlio de Castilhos. Em 1977 foi o vencedor na categoria Conto, do Concurso Literário Felippe D’Oliveira. O escritor é patrono da cadeira número 06 da Academia Santa-mariense de Letras.

Humberto Gabbi Zanatta possui dezenas de obras individuais e mais outras tantas coletivas publicadas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil, além de músicas nativistas.

 

Foto: Arquivo Pessoal
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial