Notícias
17/12/2018
Projeto Sorria Santa Maria encerra o ano de atividades registrando mais de 570 pacientes atendidos

Iniciativa retorna em março de 2019 fortalecida por parceria com a Universidade Federal como projeto de extensão
A última edição de 2018 do projeto Sorria Santa Maria, no sábado (15), contabilizou 62 procedimentos realizados em adultos, gestantes e crianças. Dos 61 pacientes agendados, apenas 31 compareceram no Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura. Os usuários foram atendidos por servidores da Política de Saúde Bucal do Município e por residentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Ainda, acadêmicos do curso de Odontologia da SOBRESP participaram orientando os pacientes sobre escovação correta. A Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde também participou, realizando testes rápidos e orientações gerais sobre prevenção.
De acordo com a coordenadora do Sorria Santa Maria, as atividades devem retornar em março do ano que vem, como um projeto de extensão em parceria com a UFSM.
“Estão previstas a realização de dez edições em 2019, além de duas ações extras. Vamos focar os atendimentos na lista de espera das especialidades, com o objetivo de diminuir as filas de espera de Endodontia, conhecido como tratamento de canal”, informa Patrícia, explicando que outra meta para o próximo ano é ampliar o número de gestantes participantes do projeto.
Este ano, o Sorria Santa Maria atendeu 578 pacientes e realizou 1.653 atendimentos, todos sem nenhum custo aos usuários, qualificando o serviço prestado pela Prefeitura na Política de Saúde Bucal do Município.
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria