Notícias

10/12/2018 10/12/2018 16h38m

Prefeitura Municipal realiza testes rápidos em apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria


Ação foi realizada na tarde desta segunda-feira (Foto: Deise Fachin)

Ação tem o objetivo de ampliar o número de testagens realizadas no Município para evitar os riscos de transmissão de doenças

Com o objetivo de ampliar o número de testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites na cidade, a Prefeitura Municipal realizou, nesta segunda-feira (10), um mutirão de testes rápidos na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), localizada no Distrito de Santo Antão.

Conforme a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane de Magalhães Tolentino, que coordenou a ação junto a profissionais da Política e da Casa 13 de Maio, a ação é resultado de um pedido da própria equipe da PESM, que solicitou capacitações para que pudessem iniciar as testagens no local.

A partir das capacitações, ficou definido que será realizada triagem com os detentos que ingressarem na instituição. Daiane explica que, ao ampliar o número de testes realizados, é possível evitar a transmissão e a contaminação de doenças, já que é oferecido tratamento aos usuários.

“Como se tratam de infecções transmissíveis, se não houver tratamento, podemos ter uma cadeia de transmissão dessas doenças. Precisamos ampliar o número de testes, para que consigamos chegar nesses usuários e proporcionar a eles o tratamento necessário de forma precoce”, explicou a coordenadora.

Ao longo da tarde, foram realizados testes rápidos com cerca de 20 detentos. Os apenados que participaram da ação aderiram por livre demanda. A aplicação foi feita pelos profissionais do Município em conjunto com a equipe da PESM, já que, a partir de agora, é a equipe da penitenciária que será responsável por realizar as testagens e repassar as informações à Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais para a condução do acolhimento e tratamento dos apenados.  Caso os detentos que realizaram os testes nesta segunda-feira tiverem resultado positivo, eles já serão encaminhados para tratamento na Casa 13 de Maio.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial