Inicial > Notícias > Clima natalino está nas ruas e...

Notícias

28/11/2018 28/11/2018 16h54m

Clima natalino está nas ruas e Prefeitura finaliza decoração do Viva o Natal 2018


Foto: João Vilnei

Atração especial durante a primeira edição do evento, Dindinho retorna com passeios na Avenida Rio Branco

 

Os preparativos para o Viva o Natal 2018 em Santa Maria continuam. Até a próxima sexta-feira (30), equipes da Prefeitura e da Chili Produções Culturais seguem trabalhando na montagem do cenário natalino no Centro da cidade. A abertura oficial do evento, marcada para sábado (1º), a partir das 20h45*. E, para a alegria dos santa-marienses, o Dindinho, um trenzinho decorado, conduzido por um simpático maquinista retorna para passeios gratuitos na Avenida Rio Branco. A tripulação conta com a trupe de Encantadores de Natal e com o Papai Noel.

De acordo com a produtora cultural e responsável pelo planejamento do Viva o Natal 2018, Rose Carneiro, o Dindinho teve grande aceitação no ano passado, por isso, a atração volta com datas e horários estendidos. Os passeios no trenzinho, para adultos e crianças, ocorrem de 02 a 23 de dezembro, sempre de quarta a sábado, das 19h às 21h. No domingo, o trem começa a circular mais cedo e os passeios podem ser feitos das 17h às 20h.

“Em 2017 o Dindinho circulava apenas duas vezes por semana. Este ano, os passeios vão acontecer durante cinco dias consecutivos, oportunizando que mais pessoas possam desfrutar dessa atração que foi um sucesso entre o público”, afirmou Rose Carneiro.

Os passeios são gratuitos e as senhas serão distribuídas no ponto de embarque (Avenida Rio Branco, próximo à Rua Venâncio Aires), meia hora antes de cada partida. Além do roteiro pela Avenida Rio Branco, o Dindinho também estará presente no Tour Natalino nos Bairros, nos dias 8, 15 e 22 de dezembro (veja horários e itinerários abaixo).

*Em caso de chuva, a abertura oficial do Viva o Natal 2018 será realizada dia 03 de dezembro, às 21h30min.

 

RETA FINAL NA DECORAÇÃO E MONTAGEM DOS CENÁRIOS
O artista plástico Luciano Santos, que assina a cenografia e concepção artística do evento, explica que a decoração no Calçadão Salvador Isaia e sobre o Viaduto Evandro Behr já está finalizada. O artista trouxe para o cenário um grande presépio, formando um caminho que começa no final da primeira quadra (esquina com a Rua Floriano Peixoto) e segue pelo Calçadão, até o Coreto da Praça Saldanha Marinho.

Na tarde desta quarta-feira (28), as equipes iniciaram a decoração na Avenida Rio Branco, onde serão instalados painéis criados por alunos da Rede Municipal de Ensino e também por artistas plásticos convidados.

“A Casa do Papai Noel, outra atração muito especial neste ano, vai receber os adereços natalinos e até sexta finalizamos o espaço da Praça Saldanha Marinho. Será uma decoração bem especial e executada com muito carinho para que esta edição do Viva o Natal surpreenda e encante a todos”, concluiu Luciano Santos.

 

O Viva o Natal 2018 ocorre de 1º a 23 de dezembro, com promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria; Planejamento e Produção Cultural da Chili Produções Culturais; Coordenação da Programação Artística assinada pelo Armazém Cultura e Entretenimento; Cenário e Coordenação de Decoração de Luciano Santos. O financiamento é do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Farmácias São João, CRVR Companhia de Resíduos, Grazziotin, Stock Center, Planalto Transportes, Veisa, Expresso Medianeira, Sul Clean, Vigillare, Rek Parking e Diário de Santa Maria.

 

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Papai Noel na Praça: das 19h às 20h30.
Passeios de Dindinho no centro – 02 a 23 de dezembro. De quarta a sábado, das 19h às 21h; e domingo – 17h às 20h. (Dia 9 de dezembro, das 17h às 19h o Dindinho sai das Lojas Grazziotin, na Rua do Acampamento.)
Tour Natalino nos Bairros – Dias 8, 15 e 22 de dezembro – Saída às 16h30.
Itinerários:
Dia 8 – Nova Santa Marta/Tancredo Neves/Parque Pinheiro Machado
Dia 15 – Salgado Filho/ Campestre/Itararé
Dia 22 - Camobi/Vila Jardim/Fernando Ferrari/Maringá (neste dia o Trem fica por 1 hora na Grazziotin em Camobi para passeios. Serão distribuídas senhas).
Parada do Natal – Dias 8, 15 e 22 às 10h - Trenzinhos, Bandas e Encantadores – Avenida Rio Branco – Praça Saldanha Marinho.

A programação na Praça Saldanha Marinho acontece de quarta a domingo na Casa do Papai Noel e no Palco da Praça. Acompanhe a programação na página do evento no Facebook. 

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

01 DE DEZEMBRO
20h30 – Parada do Natal pela Avenida Rio Branco, abrindo com a Orquestra de Brinquedos, Dindinho, Banda Marcial Manoel Ribas, dezenas de Encantadores do Natal, participação especial do Orquestrando Arte e o Papai Noel.
21h - Abertura Oficial de Natal e Chegada do Papai Noel de Dindinho.
21h30 – Espetáculo de Abertura “Natal... Uma canção de amor!” Mais de 20 artistas, música, teatro, dança e arte circense num único espetáculo. Para emocionar. Para Viver o Natal!
Direção Geral: Patrícia Garcia e Ricardo Paim
Direção Musical: Igor Tadiello e Ronison Borba
Direção Coreográfica: Felipe Mendes e Jean Marley
Elenco: Ana Laura Haag, Ana Luísa, Cândice Lorenzoni, Carla Farias, Felipe Mendes, Harrison Garcia, Jean Marley, Júlia Baisch, Karine Dias, Lívia Thomas, Marina Lara, Rafaella Ferrão, Randerson Rubinich, Renê Callegaro, Ricardo Paim, Roger Marques, Tais Gauer, Vinicius Farias, Zeca Padilha.
Musical: Deborah Rosa, Arnildo Pedroso, Daniel Machado Fortes, Diogo Matos, Igor Tadiello, Ronison Borba
Cenografia e figurinos: Luciano Santos e Iluminação: Régis D’Àvila

 

DIA 02 DE DEZEMBRO
NA CASA DO PAPAI NOEL - 20h30 – Coral Illumina
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – ORQUESTRA DE BRINQUEDOS - A Orquestra de brinquedos apresenta um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedos que tem tudo a ver com o Natal. 

Vestidos como soldadinhos de brinquedo, os cinco talentosos músicos apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Jingle Bells, Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos. O espetáculo, feito para crianças de diferentes idades, tem cenário e figurinos que lembram a uma caixa de brinquedo. No palco, cinco soldadinhos de chumbo ganham vida e é assim que o público descobre que os brinquedos, na verdade, são músicos de mão cheia. Personificados por Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom), os personagens tocam 16 canções, entre velhas cantigas infantis, obras de compositores clássicos e músicas de domínio público. Tudo é executado com instrumentos em miniatura e brinquedos.

FICHA TÉCNICA: Criação e Direção: Yanto Laitano; Elenco: Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Bruna Baliari (acordeom).


DIA 05 DE DEZEMBRO – QUARTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL – 18h – Música com projeto do Banco da Esperança
20h30 – OPERETA DO NATAL - É tempo de alegria, de renovação, de amor, de partilha, pois o Natal é um acontecimento que emociona nossos corações. O espetáculo Opereta de Natal é um teatro musicado, que traz em forma de músicas e de poesias, o significado desta data. Opereta de Natal é um presente em forma de amor. Elenco: Daiane Diniz, Maninho Pinheiro, Marcelo Schmidt e Camila Borges. Operação Técnica: Rodrigo Cunha. Acessórios e Figurinos: Luciano Santos.
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – Banda The Trippers

 

DIA 06 DE DEZEMBRO – QUINTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL – 20h30 – Opereta do Natal
NO PALCO DA PRAÇA
21h15 – Coral Marista Santa Marta
22h – Samba Move

 

DIA 07 DE DEZEMBRO – SEXTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL - 20h30 – Trio Instrumental do Natal – Igor Tadielo, Pablo Cardoso, Ronison Borba - Releituras de obras instrumentais da música brasileira e regional rio-grandense. 
NO PALCO DA PRAÇA
21h15 - Cantata de Natal com o Coral APUSM
22h – Fio do Bigode – com Igor Tadielo, Pablo Cardoso, Ronison Borba e Vanderson rocha. O Grupo “Fio de Bigode” é um projeto musical da cidade de Santa Maria/RS formado no ano de 2017 que busca valorizar, difundir e contribuir com a música regional gaúcha por meio de releituras de obras já conhecidas do cancioneiro gaúcho bem como composições próprias. Passeando entre a música regional urbana ou mais campeira, o grupo preza pela qualidade da interpretação e execução de arranjos, bem como uma atuação interativa com seu público. Acadêmicos ou egressos do curso de música da Universidade Federal de Santa Maria, os integrantes do grupo trazem em sua bagagem experiências em festivais de folclore nacionais e internacionais na Argentina, Chile, Uruguai. Destaca-se na trajetória diversos prêmios no Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), sendo campeões em modalidades solo e em conjunto, nas categorias de acordeon, violão, solista, conjunto instrumental e conjunto de invernadas bem como participações e premiações em festivais de música nativista, citando Carijo da Cançao, Moenda da Canção, Tertúlia Musical Nativista, Moinho da Canção, Vigília do Canto gaúcho, dentre outros. Também participações em projetos sociais, acompanhamentos de artistas renomados do estado, participações e execuções de masterclass, e os mais diversos projetos de cunho musical. Cada um vive de sua música e juntos trazemos o gosto de preservar e tocar a boa música do nosso estado com a maior alegria e qualidade possível.
DIA 08 DE DEZEMBRO – SÁBADO
NA CASA DO PAPAI NOEL - 20h30 – Orquestrando Arte
NO PALCO DA PRAÇA – 21h - BANDA ROCKSANE
 

DIA 09 DE DEZEMBRO – DOMINGO
NA CASA DO PAPAI NOEL - 20h30 – Coral Illumina
NO PALCO DA PRAÇA – Especial WILSON PAIM
DIA 12 DE DEZEMBRO – QUARTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL – 18h – Orquestrando Arte
 

DIA 13 DE DEZEMBRO – QUINTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL
18h30 – Coral “Giuseppe Verdi” da Associação Italiana de Santa Maria (AISM)
20h30 – Cantoria na Casa do Papai Noel
NO PALCO DA PRAÇA
21h – Coral UMADESMA
22h – Gandaya Tchê

 

DIA 14 DE DEZEMBRO – SEXTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL – 20h30 – Trio Instrumental do Natal
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – Coral METODISTA
DIA 15 DE DEZEMBRO – SÁBADO
NA CASA DO PAPAI NOEL
20h – Coral “Giuseppe Verdi” da Associação Italiana de Santa Maria (AISM)
20h30 – Orquestrando Arte
NO PALCO DA PRAÇA
21h – Coral “Vozes da Dickow”
22h - Os Tenores do Brasil (de Santa Cruz do Sul)

 

DIA 16 DE DEZEMBRO – DOMINGO
NA CASA DO PAPAI NOEL – 20h30 – Coral Illumina
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – Especial Léo Pain

 

DIA 19 DE DEZEMBRO – QUARTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL – 20h30 – Cantoria na Casa do Papai Noel
NO PALCO DA PRAÇA – 21h30 – Uma Estrela de Natal


DIA 20 DE DEZEMBRO – QUINTA-FEIRA
NO PALCO DA PRAÇA
18h – Natal da Educação Fiscal
Sorteio do Programa “Peça Nota Santa Maria”
20h – Shows Musicais
21h – Coral Marista Santa Maria
21h15 – Uma História de Natal – CVI Coca Cola


DIA 21 DE DEZEMBRO – SEXTA-FEIRA
NA CASA DO PAPAI NOEL – 20h30 – Orquestrando Arte
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – Coral Betel da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Santa Maria


DIA 22 DE DEZEMBRO – SÁBADO
NA CASA DO PAPAI NOEL – 20h30 – OPERETA DO NATAL
NO PALCO DA PRAÇA – 21h15 - MAGICAL MISTERY – BEATLES


DIA 23 DE DEZEMBRO – DOMINGO
NA CASA DO PAPAI NOEL – 18h – CORAL ILLUMINA
20h30 – OPERETA DO NATAL
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – ORQUESTRA DE TEUTÔNIA

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA 

DIA 08
Nos Trilhos do Natal – Rumos ABPF – o trem chega em Santa Maria dia 7 em torno das 23h.
No dia 8, fica na GARE das 14h as 19h, depois segue até a Estação de Canabarro, retornando as 20h30 e segue até Camobi. Depois retorna e fica em exposição na Gare até as 23h30. 

DIA 12
21h - Natal na Sacada São Lucas

DIA 13 
21h - Orquestra Sinfônica de Santa Maria – Hotel fazenda Pampas

DIA 14
20h - Viva o Natal na UFN - Apresentações musicais com artistas locais e Coral da Associação de Professores de Santa Maria (Universidade Franciscana, Escadarias da Capela São Francisco de Assis. Rua Duque de Caxias, esquina Silva Jardim).

DIA 18
Natal na Barragem - Bairro Campestre

DIA 21
Uma História de Natal – Shopping Praça Nova – CVI Coca Cola

 

PROGRAMAÇÃO APÓS 25 DE DEZEMBRO 

DIA 29
Vem 2019! – Praça Saldanha Marinho às 21h
ABBA Especial com Daiane Diniz e Tiane Tambara

DIA 06 DE JANEIRO
19h – Folia de Reis na Praça Saldanha Marinho e encerramento do Viva o Natal 2018

 

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: João Vilnei (Arquivo/PMSM) e João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial