Inicial > Notícias > Prefeitura implanta sistema on-line para a...

Notícias

19/11/2018 19/11/2018 18h39m

Prefeitura implanta sistema on-line para a análise e aprovação de projetos arquitetônicos


Ferramenta vai reduzir o tempo de tramitação dos processos e oferecer praticidade aos responsáveis técnicos, que não precisarão mais se deslocar até a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana

 

Com o objetivo modernizar os procedimentos de análise e aprovação de projetos arquitetônicos, além de dar agilidade e comodidade aos responsáveis técnicos, a Prefeitura disponibiliza, a partir desta segunda-feira (19), uma importante ferramenta on-line. Desenvolvida pela empresa W3 Informática Ltda, de Caxias do Sul, a tecnologia permite que engenheiros e arquitetos possam submeter seus projetos à análise via internet, sem a necessidade de comparecer pessoalmente na Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana. O sistema pode ser acessado no site da Prefeitura, neste link ou no banner lateral "Análise e Aprovação de Projetos".  

O software foi doado ao Município pelo Sindicato da Indústria da Construção de Santa Maria (Sinduscon-SM), em 2014. E, desde então, nunca foi implantado. Por determinação e compromisso do Governo Pozzobom e Cechin em desburocratizar os procedimentos internos da Prefeitura, a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana trabalhou para que a ferramenta saísse do papel.

De acordo com a secretária da pasta, Angela Pisani, a ferramenta on-line será responsável pela redução do tempo necessário para a análise e aprovação de um projeto. Antes, era necessário cerca de dois meses para analisar  projetos arquitetônicos. Agora, com a tramitação pela internet, o processo deve ser concluído em 15 dias. Angela destaca que, mesmo com a informatização, a tramitação presencial não será extinta.

“Estamos proporcionando aos arquitetos e engenheiros a possibilidade de agilizar este processo, fazendo tudo pela internet, sem sair do escritório. Também elaboramos um tutorial explicando o passo a passo para incluir um projeto no sistema. Outra medida que estamos estudando para auxiliar os responsáveis técnicos para a utilização da ferramenta é a realização de capacitações voltadas a estes profissionais”, explica Angela Pisani.

O software desenvolvido pela empresa de Caxias foi testado durante meses pelos servidores da Superintendência de Análise e Aprovação de Projetos e apresentado ao prefeito Jorge Pozzobom na tarde desta segunda-feira. Na oportunidade, a equipe reforçou que a medida é ecologicamente correta, uma vez que vai reduzir consideravelmente o uso de papel.

“Esta ferramenta é mais um grande passo que estamos dando para a informatização de processos dentro da Prefeitura, a exemplo do que já fizemos com o sistema de agendamento on-line do Poupa Tempo. Nossa motivação é dar autonomia ao cidadão, além de reduzir o tempo de tramitação e agilizar o processo de análise e aprovação de projetos”, concluiu o prefeito.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial