Inicial > Notícias > Poema "A paz das praças" é...

Notícias

03/11/2018 05/11/2018 09h11m

Poema "A paz das praças" é o grande vencedor da 5ª Tertúlia da Poesia


Evento cultural ocorreu na noite deste sábado, na Estância do Minuano (Foto: João Alves/Prefeitura)

Artistas declamaram suas poesias e marcaram a noite de arte e música

A noite deste sábado (03) foi de muita arte, expressa pela declamações dos artistas que subiram no palco da Estância do Minuano, durante a 5ª Tertúlia da Poesia e a 3ª Tertúlia Piá. Durante toda a noite foram realizadas as apresentações, que consagrou o poema "A paz das praças" como o grande vencedor desta edição.

A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Teston, participou do evento, salientando que o Governo é um grande incentivador dos eventos culturais, especialmente os ligados à Tertúlia Musical Nativista. Conforme ela, fortalecer o tradicionalismo por meio das diferentes artes, sejam musicais ou em formas de poesia, é uma maneira de transformar a sociedade e manter viva a cultura do nosso Estado.

“Esses eventos contribuem com o fortalecimento da nossa cultura, por isso, incentivamos cada vez mais a Tertúlia da Poesia, bem como a Tertúlia Musical Nativista. Que sigam fortes, honrando o nosso Estado”, disse a secretária adjunta de Cultura.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, pelo Galpão da Poesia Crioula e pelo Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, o concurso buscou descobrir e difundir novos talentos na área da produção poética, da arte declamatória e do acompanhamento musical destas artes.

TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA

Já nos dias 08 a 11 de novembro, Santa Maria recebe a 26ª Tertúlia Musical Nativista e 5ª Tertulinha, também na Estância do Minuano. Os ingressos para acessar o evento estão disponibilizados na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, das 7h30min às 16h. A entrada no local é gratuita, mas é necessário apresentar o ingresso. Por dia, serão disponibilizadas 600 entradas.

Conforme a organização, estão previstos, além das apresentações dos concorrentes, shows com João Chagas Leite, Nilton Ferreira e Grupo Pampa y Cielo, João de Almeida Neto e Mano Lima. 

RESULTADOS

1º Lugar – A paz das praças

2º lugar – O eterno e o etéreo

3º lugar – Muito além do Bojador

 

MELHOR POEMA

1º Lugar – A paz das praças

2º lugar – O eterno e o etéreo

3º lugar – O sexto sentido

 

MELHOR DECLAMADOR

1º lugar – Romeu Weber

2º lugar – Paula Stringui

3º lugar – João Batista de Oliveira

 

MELHOR AMADRINHADOR

1º lugar - Paulo Cardoso/Rodrigo Filipini

2º lugar - Texo Cabral/Tuka Duarte/Lucar Ferer

3º lugar – Rodrigo Cavalheiro

 

3ª TERTÚLIA PIÁ

1º lugar mirim – João Pedro Simonato

2º lugar mirim – Marcia Luiza Guimarães

1º lugar Juvenil – Luiza Barbosa Dias

2º lugar juvenil – Rodrigo Machado Silveira Júnior

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial