Inicial > Notícias > Ação de conscientização na Praça Saldanha...

Notícias

10/09/2018

Ação de conscientização na Praça Saldanha Marinho marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio


Atividade é realizada durante a manhã e à tarde desta segunda-feira (Foto: Deise Fachin)

Panfletagem e abordagem da população foi realizada por diferentes entidades ligadas à Saúde Mental

A cor amarela tomou conta de parte da Praça Saldanha Marinho nesta segunda-feira (10). Com balões, camisetas e lacinhos amarelos, membros de diferentes instituições ligadas à Saúde Mental da cidade realizam uma ação de conscientização no local para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado nesta segunda.

As atividades ocorrem durante a manhã e à tarde, no entorno de uma tenda montada na praça. São realizadas a abordagem da população, panfletagem e falas sobre conscientização e prevenção do suicídio. O objetivo é dar visibilidade ao tema, para evitar a ocorrência de novos casos. Ainda, a organização distribuiu 32 balões amarelos pela praça, que representam o número de pessoas que se suicidam diariamente no Brasil, conforme dados oficiais.

A ação desta segunda é uma atividade conjunta do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências (GTIEV), do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e do Centro de Valorização da Vida (CVV). A Prefeitura de Santa Maria esteve representada pela Secretaria de Saúde, com integrantes da coordenação da Política de Atenção Psicossocial do Município, da Vigilância em Saúde e do Santa Maria Acolhe, serviço que foi reestruturado e que além de atender às vítimas do incêndio na Boate Kiss, passou a acolher também casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio).

“Atividades como estas são muito importantes, pois envolvem diferentes segmentos da sociedade e dão visibilidade para o tema do suicídio, que antes era considerado um tabu e não era abordado. São ações como esta que colaboram para que as pessoas passem a ouvir o outro e também para que aquelas pessoas que passam por isso saibam onde buscar ajudar e a quem recorrer”, destacou a coordenadora da Política de Atenção Psicossocial do Município, Claudia Mello.

A programa do Setembro Amarelo em Santa Maria segue até o dia 27 de setembro. No dia 26, ocorre o V Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. A ação ocorre a partir das 8h, no auditório Flávio Miguel Schneider, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A programação completa do mês pode ser conferida nas fotos ao final da reportagem.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial