Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria e BNDES...

Notícias

30/08/2018

Prefeitura de Santa Maria e BNDES dão continuidade no Programa de Inovação Educação Conectada


Reunião de trabalho ocorreu, na tarde desta quinta-feira, na Escola Estadual Maria Rocha (Foto: Deise Fachin)

Redes Municipal e Estadual da Cidade Coração do Rio Grande e de Cachoeira do Sul receberão investimento de cerca de R$ 2,1 milhões

 

Mais um passo importante para que escolas da Rede Municipal de Ensino recebam investimentos na área de tecnologia foi dado na tarde desta quinta-feira (30). Uma comitiva do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) se reuniu com o prefeito Jorge Pozzobom e com representantes das secretarias de Educação de Santa Maria, de Cachoeira do Sul e do Estado para dar andamento no Programa de Inovação Educação Conectada. Todas as escolas do Estado das duas cidades, bem como 21 instituições de Santa Maria receberão R$ 2,1 milhões em equipamentos. A reunião de trabalho ocorreu na Escola Estadual Maria Rocha.

Santa Maria e Cachoeira do Sul foram as únicas cidades da Região Sul do país a serem contempladas pela chamada pública, que é a primeira ação estruturada do BNDES no Programa de Inovação Educação Conectada - Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação, do Governo Federal.

As escolas do Município serão selecionadas conforme regramento do Banco de Desenvolvimento – e, posteriormente, os nomes das contempladas serão divulgados. Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, e a secretária Municipal de Educação, Lúcia Madruga, o impacto nas escolas beneficiadas será grandioso, já que elas receberão laboratórios móveis de informática, kits de robótica, internet e outras ferramentas.

“Diante das dificuldades financeiras, encontramos alternativas, como esta, para qualificar a Educação na Rede Municipal de Ensino, proporcionando aos nossos estudantes equipamentos mais modernos e real melhora nos indicadores da Educação”, disse o chefe do Executivo.

“Em um trabalho conjunto conseguimos montar um projeto e ser contemplados nesta iniciativa do BNDES. É uma conquista para o ensino em Santa Maria”, complementou a secretária de Educação.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NAS ESCOLAS

A professora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e articuladora do programa na cidade, Maritê Moro Neocatto, aproveitou a ocasião para lembrar que, a partir da conquista deste investimento, os principais beneficiados serão os estudantes, que contarão com equipamentos tecnológicos mais modernos e inovadores. Já o representante do BNDES, Conrado Leiras, destacou que o projeto do Banco voltado à Educação tem a intenção de contribuir com o desenvolvimento do país.

“Só na Rede Municipal, 21 escolas vão ser beneficiadas. É um grande avanço e um investimento muito importante, já que as escolas contarão com materiais de qualidade e sistemas atualizados”, afirmou Maritê.

Após o início das atividades, a comitiva do BNDES coordenou os desafios e os possíveis usos das tecnologias apontados no Plano Municipal aprovado; bem como quais são os projetos prioritários no Projeto Territorial; situação da conectividade nas escolas e suas estruturas; detalhamentos das instituições; e as propostas. Na manhã desta sexta-feira (31), eles realizam a mesma atividade com a Secretaria de Educação de Cachoeira do Sul. À tarde, todas as secretarias se reúnem para o fechamento das atividades.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial