Inicial > Notícias > Até o final do ano, Santa...

Notícias

02/08/2018 02/08/2018 17h13m

Até o final do ano, Santa Maria terá o primeiro Escritório Regional do Conselho de Arquitetura do RS


Encontro com arquitetos ocorreu na tarde desta quinta-feira (Foto: João Alves)

Anúncio oficial foi dado pelo presidente do CAU-RS, Tiago Holzmann, ao prefeito Jorge Pozzobom

 

Na tarde desta quinta-feira (02), o prefeito Jorge Pozzobom recebeu a notícia que Santa Maria será contemplada com a instalação do primeiro Escritório Regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS). O anúncio oficial foi feito pelo presidente do CAU-RS, Tiago Holzmann da Silva, durante visita ao chefe do Executivo. A expectativa é que, até o final do ano, o escritório esteja funcionando no Município.

O chefe do Executivo enalteceu o trabalho realizado pela categoria e classificou como fundamental a fiscalização o correto exercício da profissão – uma das funções do conselho.

“O Conselho de Arquitetura e Urbanismo gaúcho é reconhecido pela atuação qualificada. É uma honra para Santa Maria a conquista deste Escritório Regional, ao lado de cidades importantes como Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas, além da sede, em Porto Alegre”, afirmou o prefeito.

De acordo com o presidente do CAU-RS, a escolha de Santa Maria para ser a pioneira na instalação do escritório foi aprovada em plenária da categoria, realizada no final de julho, em reconhecimento ao número de profissionais e de cursos de Arquitetura existentes no Município. Atualmente, três faculdades oferecem Arquitetura e Urbanismo como graduação: Universidade Franciscana (UFN), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Nossa gestão busca autonomia e está avançando muito em organização e também no entendimento que a sociedade tem sobre o profissional arquiteto. Santa Maria também foi escolhida por possuir, proporcionalmente, o maior número de profissionais com registro ativo e de emissão de Registros de Responsabilidade Técnica no Estado, depois de Porto Alegre”, explicou Tiago Holzmann.

Além do presidente do CAU-RS, também participaram do encontro com o prefeito a arquiteta, servidora do Município e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Santa Maria (IAB-SM), Lídia Rodrigues; o presidente interino do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Daniel Pereyron, a arquiteta, servidora municipal e conselheira do CAU-RS; Priscila Terra Quesada; e o chefe de gabinete do conselho, Fausto Loureiro.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial