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30/07/2018 30/07/2018 17h28m

Para recepcionar a comunidade escolar, Prefeitura realiza “Operação Volta às Aulas” no Centro


Pais e alunos foram orientados sobre leis de trânsito (Foto: João Vilnei)

Blitz educativa orientou motoristas sobre trânsito seguro e uso indevido de vagas especiais de estacionamento

 

Com o retorno das atividades escolares na rede pública e particular, a Prefeitura de Santa Maria realizou duas ações educativas de trânsito nesta segunda-feira (30). No final da manhã e no início da tarde, a Operação Volta às Aulas ocorreu em frente ao Colégio Marista Santa Maria, na Rua Floriano Peixoto, no Centro.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, além de recepcionar a comunidade escolar, a intenção foi orientar os motoristas particulares e de vans sobre as vagas especiais destinadas a pessoas com deficiência e ao próprio transporte escolar.

“Nossa ação tem caráter educativo, pois trabalha pela conscientização dos condutores para um trânsito mais seguro e ordenado. Nossos agentes orientam pais e filhos e chamam atenção para as vagas prioritárias, demarcadas pela sinalização, mas nem sempre respeitadas por alguns motoristas”, afirmou o titular da pasta.

Além da abordagem de motoristas, os agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana também distribuíram panfletos e materiais informativos sobre segurança no trânsito e respeito à sinalização.

 

TRANSPORTE ESCOLAR AUTORIZADO DEVE SER PRIORIDADE PARA OS PAIS
Para auxiliar pais e responsáveis na contratação de serviços de vans e similares, a Prefeitura disponibiliza mensalmente, no site institucional, a relação atualizada de transportes escolares em situação regular no Município. Atualmente, a cidade possui uma frota de 488 veículos que realizam este tipo de serviço, no entanto, apenas 299 destes estão ativos.

A Prefeitura também é responsável pela fiscalização deste tipo de atividade, por meio dos agentes de trânsito e dos fiscais de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana. A fiscalização também pode ser realizada por policiais rodoviários (federais e estaduais), além da Brigada Militar.

 

DICAS PARA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR
A principal recomendação aos pais e responsáveis é que sejam contratados somente transportes escolares legalizados no Detran e na Prefeitura Municipal, pois estes veículos são vistoriados com regularidade. Também é fundamental que seja solicitada a apresentação dos seguintes documentos:
- Carteira de Licença Individual (CLI) e Selo de Vistoria do Veículo, ambos emitidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana;
- Autorização para Trânsito de Veículo de Transporte Escolar, emitida pelo Detran;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, emitidos pelo Detran.

Caso o profissional não atenda aos requisitos listados acima, a orientação da Prefeitura é pela não contratação do serviço. Denúncias de irregularidades podem ser registradas pelo telefone (55) 3921-7271.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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