Notícias

12/06/2018 13/06/2018 08h58m

Com abertura nesta quarta, Prefeitura conclui preparativos para primeira edição do Feirão da Gare


Serão comercializados alimentos in natura e produtos das agroindústrias de 12 cidades vizinhas, além de Santa Maria

 

Começa nesta quarta-feira (13) o Feirão Regional da Gare, promovido pela Prefeitura de Santa Maria para ser um espaço semanal de comercialização de alimentos in natura e produtos das agroindústrias da região. A abertura oficial ocorre às 14h, na Gare da Viação Férrea, reunindo produtores locais e de outras 12 cidades vizinhas. Nesta terça (12), o local recebia os últimos preparativos para receber o público e os mais de 80 produtores inscritos para a primeira edição do evento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o Feirão surge em Santa Maria como incentive para o fortalecimento das agroindústrias familiares, proporcionando aos consumidores a possibilidade de comprar produtos com qualidade, inspecionados e com preços acessíveis.

“O compromisso de dialogar com o Meio Rural, apoiar e fortalecer os pequenos produtores está sendo cumprido. Além disso, o Feirão contribui para o desenvolvimento da Região Centro e tem potencial para ser um local de referência para os santa-marienses que buscam produtos diversificados”, explica o secretário.

O Feirão Regional da Gare vai funcionar uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 13h às 19h. Além dos produtos in natura e da agroindústria, também serão comercializadas flores, artesanato rural, cervejas artesanais e outros itens de produção própria. Haverá, ainda, espaço para degustação e oferta de produtos prontos para o consumo.

Antes do lançamento, produtores confirmados na primeira edição do evento participam de uma reunião com técnicos da Emater-RS. O encontro será realizado às 10h, na Gare. 

 

PARTICIPAÇÃO CONFIRMADA DE 90 PRODUTORES
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, além de produtores locais, expositores de Itaara, Nova Esperança do Sul, Silveira Martins, Dilermando de Aguiar, São Pedro do Sul, Agudo, São Francisco de Assim, Cacequi, Ivorá, Tupanciretã, São Martinho da Serra e São João do Polêsine confirmaram a participação. No total, serão 90 expositores oferecendo uma diversidade de produtos (confira abaixo).

Entre os critérios para expor no Feirão Regional da Gare estão a obrigatoriedade de inspeção de produtos de origem animal; a necessidade de os produtores participarem de oficinas técnicas e cursos de aperfeiçoamento e qualificação; entre outros.

O Feirão Regional da Gare é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Emater/RS e pelo Sindicato Rural. O evento tem apoio da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro).

 

RELAÇÃO DE PRODUTORES E PRODUTOS NO FEIRÃO REGIONAL DA GARE
Itaara – 22 produtores inscritos
Olerícolas, cereais, frutas, grãos, plantas ornamentais, panificados e farináceos.

Nova Esperança do Sul – 06 produtores inscritos
Doces em geral, iogurtes, leite pasteurizado, geleia, ovos, queijo, figada, frutas, legumes, verduras, produtos cárneos.

Silveira Martins – 01 produtores
Panificados tradicionais, panificados diet e sem glúten, farináceos tradicionais, farináceos diet e sem glúten, doces tradicionais, doces diet e produtos sem lactose.

Dilermando de Aguiar – 07 produtores
Sucos, vinhos, frutas, verduras, legumes, grãos, doces, pães, cucas, compotas de doce, rapaduras, mudas ornamentais, farináceos, temperos, mudas de plantas bioativas.

São Pedro do Sul – 03 Produtores
Melado, açúcar mascavo, legumes, verduras, frutas.

Agudo – 07 produtores
Olerícolas, frutas in natura e processadas, frutas, flores, plantas bioativas e fitoterápicas, panificados, farináceos, doces, flores.

São Francisco de Assis – 11 produtores
Grãos, olerícolas, frutas, torresmo, banha, derivados cárneos, kit feijoada, panificados, farináceos, derivados lácteos, ovos, iogurte.

Cacequi – 05 produtores
Mel

Santa Maria – 12 produtores
Cerveja artesanal, panificados, farináceos, derivados cárneos, derivados lácteos, olerícolas, frutas processadas, frutas, lanches a base de peixe, doces, pastel frito, pinhão, batata frita, quentão, caldo de cana.

Ivorá – 05 produtores
Grãos, sucos, frutas, mel, massas frescas, derivados da cana de açúcar, derivados lácteos, legumes e verduras.

Tupanciretã – 04 produtores
Derivados cárneos, frango colonial, panificados, farináceos.

São Martinho da Serra – 02 produtoras mais grupo de artesanato
Artesanato Rural, panificados, farináceos, legume e verduras.

São João do Polêsine – 05 produtores
Produtos da cana de açúcar, queijos, produtos derivados da banana, frutas, cereais, derivados cárneos, panificados e farináceos.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Imagem: Gibran Carrazzoni/PMSM

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial