Inicial > Notícias > Para reduzir ocorrências com motociclistas, Prefeitura...

Notícias

08/05/2018 08/05/2018 17h24m

Para reduzir ocorrências com motociclistas, Prefeitura realiza blitz educativa na Avenida Dores


Agentes do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito (EducaTrânsito) conversaram com motociclistas sobre segurança (Foto: João Alves)

Estudo comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2017 e de 2018 mostra a redução de 42% no número de acidentes com danos materiais

 

Mototaxistas e motofretistas que trafegavam pela Avenida Nossa Senhora das Dores, na manhã desta terça-feira (08), foram abordados por agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU). A blitz teve caráter educativo e buscou conscientizar os condutores de motocicletas sobre a utilização adequada do meio de transporte e dos equipamentos de segurança. Durante a ação, realizada em frente ao Santuário de Schoenstatt, foram abordados 64 motociclistas.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes e coordenador do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito (EducaTrânsito), Adão Lemos, durante a abordagem, equipes do programa distribuíram panfletos informativos e adesivos com a frase “A vida é mais frágil sobre duas rodas”. O superintendente comenta que a Secretaria de Mobilidade Urbana está trabalhando com planejamento de ações para a redução de, pelo menos, 10% dos acidentes com este tipo de veículo.

“Esta ação educativa é realizada eventualmente para orientar e conscientizar os mototaxistas e motofretistas. São profissionais que precisam de agilidade em seu trabalho e que naturalmente estão mais expostos a lesões e a morte. No entanto, precisamos conscientizá-los sobre a importância de conduzir com segurança e respeitando as leis de trânsito”, explicou Lemos, destacando que ações de conscientização vêm sendo realizadas desde o ano passado.

Conforme estudo comparativo elaborado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, entre o primeiro quadrimestre de 2017 e o mesmo período em 2018 houve uma redução de 42% dos acidentes com danos materiais envolvendo motocicletas. Em abril deste ano, foram realizadas duas blitze educativas, totalizando 148 motos abordadas. Em outras duas blitze, estas com caráter fiscalizatório, foram 98 motos. Destas, 15 condutores sofreram autuações e cinco motocicletas foram guinchadas.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (MTb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial