Notícias

21/04/2018 21/04/2018 18h13m

Prefeitura de Santa Maria atende ocorrências relacionadas à chuva que atingiu o Município


Na Rua Senador Cassiano, um desbarrancamento obstruiu a passagem da água, deixando casas alagadas (Fotos: João Alves)

Bairros Camobi e KM 3 foram os mais atingidos pelos alagamentos. Equipes de diversas secretarias de Governos e da Defesa Civil trabalham para atender os chamados da população

A Prefeitura de Santa Maria está atendendo as ocorrências relacionadas à forte chuva que atingiu a cidade neste sábado (21). No início da manhã, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RS) emitiu alerta de inundação no Município. Imediatamente, para garantir segurança e dar assistência em casos de necessidade em áreas de risco, equipes de diversas secretarias de Governo, da Defesa Civil e da Guarda Municipal foram às ruas para atender à população. (Confira abaixo para quais números ligar em caso de urgência).

De acordo com a Casa Civil, os principais bairros atingidos são: Camobi e KM 3, onde houve alagamentos. Outros bairros, como Tancredo Neves, Santa Marta, Lorenzi e João Goulart também tiveram pontos de alagamentos – sendo esta a principal ocorrência registrada na Central de Atendimento da Guarda Municipal e da Defesa Civil. No total, a Central fez cerca de 30 registros. Até o momento, não há registros de desabrigados e nem de desalojados.

A coordenação dos trabalhos de atendimento às ocorrências é feito pela Casa Civil, com envolvimento de equipes das secretarias de Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos, Estruturação e Regulação Urbana, Desenvolvimento Social e Saúde.

"Tivemos que ter muita agilidade e mobilizamos, no menor tempo possível, todos os setores da Prefeitura e a Defesa Civil para que nenhum santa-mariense ficasse desamparado neste momento de emergência", garantiu o prefeito Jorge Pozzobom.

“A Prefeitura atua para garantir a segurança das pessoas, buscando atender as áreas de risco e também às famílias que tiveram suas casas alagadas”, reforçou o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos já começaram o serviço de desobstrução na Rua Senador Cassiano, no Bairro Menino Jesus, onde um trecho da via teve que ser fechado no final da manhã devido a um desbarrancamento que obstruiu a passagem da água, causando inundação em algumas casas. A Defesa Civil também está no local atendendo à ocorrência devido ao risco. A área foi isolada para segurança das pessoas que transitam na rua.

“Tivemos problemas relacionado a alagamentos, sendo o maior deles registrado na Rua Senador Cassiano, onde equipes da Prefeitura trabalham no momento. Todas as secretarias estão envolvidas para atender os cidadãos”, garantiu o vice-prefeito Sergio Cechin.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E POSTOS DE SAÚDE

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino também ficaram alagadas: a Casa da Criança, no Bairro Passo D’Areia, e a Escola Vicente Farencena, em Camobi. Os professores, com a ajuda da comunidade, já estão fazendo a limpeza das instituições junto com servidores da empresa terceirizada Sulclean. A secretária de Educação, Lúcia Madruga, percorreu as escolas atingidas para auxiliar as direções. Já na área da Saúde, os problemas no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Kennedy foram atendidos de imediato pelos próprios servidores e pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe de engenharia da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana também auxiliou nas ocorrências envolvendo à unidade e o PA.

A Prefeitura de Santa Maria também está em contato com a RGE Sul, já que houve registro de uma árvore energizada na Avenida Fernando Ferrari; com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), cobrando da concessionária, no que compete a ela, ações para os alagamentos; e com a Defesa Civil Estadual.

PARA QUAIS NÚMEROS LIGAR
Os chamados estão sendo atendidos pela Guarda Municipal e Defesa Civil nos números (55) 3921-7167 ou 153

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial