Inicial > Notícias > Campanha contra a Influenza: imunização inicia...

Notícias

11/04/2018 12/04/2018 15h36m

Campanha contra a Influenza: imunização inicia em 23 de abril. Confira horário das salas de vacina


Imunização é feitas nos postos de Saúde da cidade (Foto: Arquivo/ João Vilnei)

Meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Em Santa Maria, devem ser imunizadas mais de 68 mil pessoas

A partir do dia 23 de abril será dado início a mais uma Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe. O Município de Santa Maria está inserido na atividade e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégia Saúde da Família (ESF) estão ajustando os horários de forma a garantir o acesso à comunidade (veja, em anexo, como funcionará cada local). A vacinação seguirá até o dia 1º de junho e o Dia D está previsto para o dia 12 de maio.

Neste ano, a meta geral da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, que incluem crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes (independente do período gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; idosos; indígenas; e trabalhadores da área da saúde. Conforme o Setor de Imunizações da Secretaria de Saúde do Município, a orientação do Estado é que, inicialmente, as cidades trabalharão com as metas do ano passado. Assim, 68.063 pessoas, desses grupos prioritários, devem ser imunizadas em Santa Maria.

Além dessa população incluída nos grupos de risco, também são contemplados na campanha os professores; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras categorias de risco clínico. Para estes grupos, não há uma meta específica.

Trabalhando com as metas de 2017 e, de acordo com Setor de Imunização da Prefeitura, Santa Maria deve receber um total de 105 mil doses. As doses devem chegar ao Município em oito lotes, sendo que o primeiro é esperado já para a próxima semana e deve representar 37% do total.

Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, após o início da imunização, quanto antes a população procurar as Unidades de Saúde, mais cedo estarão protegidas. Isso porque a vacina da gripe – que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza – demora de 10 a 15 dias para fazer o efeito desejado e iniciar a proteção efetiva.

Ao se dirigirem aos postos de Saúde, a comunidade que se encaixa nos grupos prioritários apresente a carteira de vacinação, além de um documento que comprove que atende aos requisitos das categorias.

“As Unidades de Saúde já estão se organizando para receber a comunidade e aplicar as doses. Ressaltamos que a campanha tem grupos específicos e é importante que a população apresente o documento para comprovar a necessidade. Quanto antes as pessoas buscarem a vacina, antes iniciará a proteção. Assim, vamos evitar surtos e epidemias”, destacou Ana Motta.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial